Confecção de Silagem segue em ritmo acelerado

No início de dezembro de 2023 a secretaria da agricultura e meio ambiente iniciou a confecção da silagem de milho safra 2023/2024. A silagem de milho é o produto da conservação via fermentação anaeróbica da planta inteira do milho, sendo um alimento bastante importante na nutrição de ruminantes, devido seu alto valor nutritivo, principalmente no que se refere ao teor de energia, no nosso município a silagem é a base da alimentação dos bovinos de leite e corte.

A época ideal de corte é quando os grãos de milho estão no ponto farináceo. Neste ponto, as plantas de milho acumulam matéria seca de melhor qualidade nutricional. Observar a linha do leite nos grãos, do meio da espiga, dá uma boa ideia se o milho já está no ponto de ensilar ou não.

Apertar estes grãos do meio da espiga também ajuda a ver como está o amadurecimento do milho.

A regra para determinar o ponto de ensilagem deve ser o teor de matéria seca das plantas de milho. O teor de matéria seca deve ser aquele que permite boa compactação, fácil fermentação, assim tendo menores riscos de perdas. O milho deve ser ensilado quando a lavoura estiver com o teor de matéria seca entre 30% e 35%.

Para colher o milho para a silagem são utilizadas ensiladeiras, máquinas que cortam, picam e depositam a forragem em carretas, as carretas transportam e descarregam o milho no silo. A forragem colhida e picada é armazenada em silos que pode ser do modelo trincheira ou silo de superfície. Para uma boa ensilagem, a massa deve ser bem compactada para retirar o máximo de ar do silo. Quanto mais compactada, melhor.

A Administração Municipal através da Secretaria de Agricultura está dando todo o suporte necessário aos munícipes para a confecção da silagem, desde observar se o milho está no ponto ideal para a confecção da silagem, abertura de silos trincheiras, limpeza dos silos já existentes e a confecção da silagem com as ensiladeiras do município. Quando a demanda de silagem está muito grande e a municipalidade não consegue atender o agricultor no momento certo, está indica ao agricultor fazer a confecção da silagem com máquinas terceirizadas. Para os agricultores que optam por fazer a silagem com maquinário terceirizado, a secretaria auxilia esses munícipes pagando o bônus de silagem, que este ano está no valor de R$ 370,00 por hectare.

Após a silagem pronta o município faz a cobertura dos silos.

Até o momento, a secretaria fez a silagem para 27 agricultores somando aproximadamente 110 hectares de silagem e com o bônus silagem a municipalidade irá auxiliar 25 agricultores que realizaram aproximadamente 220 hectares de silagem.

A secretaria segue com os trabalhos de silagem até meados de junho quando se encerra a colheita do milho safrinha 2024. Durante esse período a secretaria irá auxiliar os agricultores, seja na confecção da silagem ou com o pagamento do auxilio bônus silagem.