Significado do Brasão

 

O Escudo Samnítico, usado para representar o Brasão de Armas de Bom Jesus do Oeste, foi o primeiro estilo de escudo introduzido em Portugal por influência Francesa, herdado pela heráldica Brasileira, como evocativo da raça colonizadora e principal formadora da nossa nacionalidade.

     O Brasão Municipal, tem também os seguintes significados quanto forma, cores e detalhes:

     O corpo do Brasão em formato de Escudo, está subdividido por uma cruz em quatro quadrantes, com desenhos que simbolizam e identificam o seu nome, a cultura, transporte e principais produtos agrícolas. O fundo tem cor azul celeste e demais cores contornadas em preto, conforme especificações a seguir:

No quadrante superior esquerdo, encontra-se representando a pecuária do município, um bovino de raça leiteira: um suíno e uma ave que simbolizam também as principais fontes de renda do pecuarista de Bom Jesus do Oeste;

Abaixo, na lateral esquerda, um trator na cor vermelha, arando a terra verde, fértil e produtiva;

     Na lateral inferior direita, uma edificação na cor cinza, representando a indústria e comercio com um ônibus á frente, simbolizando o transporte rodoviário dos Munícipes.

     Ao centro do Brasão, identificando o nome do Município, está estampada uma cruz na cor bege, com a imagem de Jesus Cristo (meio corpo) com suas vestes avermelhadas ao Centro, sobre um círculo branco, símbolo branco de Religiosidade e Fé do povo de Bom-jesuense para que o Município desenvolva com prosperidade, união e trabalho com a participação de todos os Munícipes.

     No quadrante superior direito, um cacho de frutas com três laranjas maduras, que simboliza a citricultura, outro produto que, outro produto que, somado aos demais que contribui para a melhoria da renda do agricultor.

Ladeados ao Brasão, dois pés de milho com duas robustas espigas semi-maduras em cada um, sobre um pé de fumo á esquerda e um pé de feijão á direita, representando as principais culturas e fonte de renda do agricultor de Bom Jesus do Oeste.

     Sob o Escudo, uma faixa amarela pergaminada, com suas pontas sustentando as culturas mencionadas item acima, posicionada horizontalmente, onde consta a data de emancipação do Município: 19/07/1995 nas suas extremidades e com o nome do Município: Bom Jesus do Oeste- SC, ao centro. Letras e números na cor preta.

     A coroa mural que o sobrepõem, é o símbolo universal dos brasões de domínio que, sendo de argente (prata), de três torres em perspectiva no desenho, simboliza: domínio, emancipação e luta em prol do desenvolvimento do novo Município. As três portas abertas, referem-se á liberdade entre os homens de viverem em condições de igualdade social, econômico e religiosa entre os homens.

 

Obs: Para efeito de divulgação Municipalista, o Brasão poderá ser estampado em decalques, flâmulas, clichês, dentre outros objetos de divulgação visual desde que não descaracterizem o formato, símbolos representativos e não alterem as cores.