Secretaria de Saúde leva munícipes para doar sangue para o HEMOSC

No dia 10 de janeiro, a Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus do Oeste, disponibilizou transporte para o HEMOSC de Chapecó, onde 12 pessoas fizeram a sua doação de sangue.

Conforme a Secretária da Saúde e Promoção Social, Jucele Carla Suckow, “as campanhas de doação de sangue são realizadas periodicamente pela Secretaria da Saúde. O agendamento é feito no Centro Municipal de Saúde e é, oferecido transporte gratuito para a cidade de Chapecó”.

A Secretaria agradece a todos os doadores que durante o ano passado e início deste ano já fizeram sua doação e convida as demais pessoas cadastradas no HEMOSC de Chapecó para também realizar este gesto de amor e ajudar a salvar a vida de alguém.

Destacamos ainda, que é importante as pessoas fazer doações de sangue, a doação é simples não doí, e não traz nenhum prejuízo a saúde do doador.

Interessados devem procurar a secretaria de saúde para maiores informações.

Segundo o HEMOSC, o que é necessário para doar:

• Ter idade entre 18 e 69 anos, 11 meses e 29 dias;

• Doadores com idade de 16 e 17 anos de idade, são aceitos para doação mediante a presença e autorização formal dos pais e/ou responsável legal;

• O limite de idade para primeira doação é de 60 anos;

• O candidato à doação deve estar em boas condições de saúde, sem feridas ou machucados no corpo;

• Pesar acima de 50 kg (com desconto de vestimentas);

• Apresentar documento de identidade com foto, emitido por órgão oficial: RG., carteira profissional, carteira de motorista, etc.

• Ter repousado bem na noite antes da doação;

• Evitar o jejum. Fazer refeições leves e não gordurosas, nas 4 horas que antecedem a doação;

• Evitar uso de bebidas alcoólicas nas últimas 12 horas;

• evitar vir acompanhado com crianças, sem acompanhantes.

Intervalo entre as doações:

• Mulheres: 90 dias/ 03 doações nos últimos 12 meses;

• Homens: 60 dias/ 04 doações nos últimos 12 meses.

“Doar sangue é mais do que ajudar uma pessoa, é dar uma nova chance a quem precisa viver, lembre-se que amanhã quem pode precisar de sangue é você”

Divulgações

Charlaine Kreuz