Inspeção de produtos de origem animal é o tema da palestra realizada pela CIDASC na Escola Municipal Professor Albano Borre

Nos dias 22 e 23 de agosto, o Departamento Estadual de Inspeção de Produtos de Origem Animal realizou palestra na Escola Municipal Professor Albano Borre para todas as turmas. O palestrante foi o médico veterinário do SIE Departamento Regional de Chapecó, Jamil Correia da Silva Junior, que falou sobre o Serviço de Inspeção Estadual , que assegura a qualidade dos alimentos de origem animal.

Jamil também destacou o trabalho dos profissionais da Cidasc, observando o que determina a legislação, promovendo o combate à clandestinidade, atuando neste sentido com a finalidade de oferecer à população produtos com menor risco sanitário ao consumo humano.

Segundo Jamil, na hora da compra o consumidor deve verificar se os produtos de origem animal têm o carimbo do SIF, SIE ou SIM.

Produtos sem inspeção são passíveis de contaminações físicas, químicas e microbiológicas, podendo causar doenças na população, como intoxicações, parasitoses e até mesmo doenças sistêmicas, como tuberculose, neurocisticercose e a toxoplasmose, dentre outras.