Bom Jesus do Oeste comemora as realizações de 2023

O ano de 2023 está chegando ao fim e o prefeito de Bom Jesus do Oeste, Airton Antônio Reinehr, recebeu a equipe do Jornal Novoeste para falar sobre as conquistas e ações que foram realizadas neste ano. Ele também aproveitou para destacar sobre as ações que estão sendo planejadas para o próximo ano.

Conforme o chefe do Executivo, um dos pontos destacados é a conclusão de 100% das ruas que tinham calçamento foram asfaltadas.

Ele destacou que em conversa com a equipe do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento da Infraestrutura Rodoviária (Cidir) de Pinhalzinho, a cidade de Bom Jesus do Oeste foi a segunda que mais fez asfalto entre os consorciados do Cidir.

Foram aproximadamente 51 mil metros quadrados de reperfilamento e asfalto aplicados no município.

Em relação a aquisição de equipamentos a administração investiu no setor agrícola, uma pá carregadeira, um trator, três grades de gobi, três distribuidor de calcário, três distribuidor de esterco líquido, cinco lances de rincão. Agora a prefeitura pretende repassar esses equipamentos para os grupos de agricultores onde já tem os grupos formados que são, na Linha Zimmermann, Linha Jundiá, Linha Flores Altas e Rainha da Serra. Esses equipamentos serão passado em sessão de uso, como já foi realizado para o grupo da Linha Vista Alegre e Flor da Serra.

O prefeito destaca que a demanda de serviços no interior é grande, então para facilitar é repassado os equipamentos e cada associação faz a administração de uso dos mesmos. “É um investimento alto, que o município fez comprando os equipamentos que vai facilitar o trabalho da prefeitura e o trabalho para os agricultores”, enalteceu.

Os acessos as comunidades do interior também receberam melhorias durante o ano. A Linha Rainha da Serra foi a primeira comunidade do interior do município que recebeu asfalto. Outro ponto que recebeu asfalto foi do centro da cidade em direção a Linha Vista Alegre, na saída para o acesso a SC que vai para Saltinho sentindo a Linha Lamb foram mais 700 metros. E para o próximo ano tem planejado mais três acessos saída da cidade para a Linha Barra, que já tem o projeto pronto; saída para Lageado das Flores em direção a Tigrinhos; e na área industrial; entre outros projetos de asfalto.

Outro grande investimento é as obras do ginásio que está em andamento, já era para estar pronto, mas devido as chuvas dos últimos meses atrasou o andamento dos trabalhos. Mas mesmo assim o esporte teve vários campeonatos para atender todas as demandas e idades dos munícipes.

O prefeito destaca ainda a colocação de grade e um tatume no ginásio municipal para melhorar a segurança das pessoas que vão prestigiar os jogos e as atividades que são desenvolvidas no local.

No departamento de Cultura foi realizado um bom trabalho e inclusive a participação de várias competições fora do munícipio e ganhando várias premiações ao longo do ano.

No setor da saúde tem a disposição quatro veículos, e todos os dias levam os pacientes para consultas e tratamentos em outros municípios conseguindo suprir a necessidade e demanda deste tão importante setor. Foi feita melhorias no posto de atendimento da saúde com uma rede de energia nova para usar ar condicionado e equipamentos que exigem um consumo maior de energia. No Setor da Saúde os investimentos nunca param e o sonho da Administração Municipal é a construção de um novo posto de saúde.

Outra grande conquista da equipe da administração é a entrega de um vale-alimentação aos servidores públicos. Esta medida inovadora vai contemplar a categoria com um benefício nunca antes concedido. “É um dinheiro que chega livre para o servidor, sem descontos ou tributação, e será gasto somente no comércio local, valorizando assim o nosso município cada vez mais”, destacou o prefeito.

Dificuldades enfrentadas

O prefeito disse que o município de Bom Jesus do Oeste está bem estabilizado e não enfrentou dificuldades com a queda da arrecadação que vem acontecendo desde a época da pandemia. “O principal de tudo é você ter cuidado com o dinheiro público, e a questão da arrecadação é uma preocupação de todos os prefeitos de chegar no final de ano, e ter que fechar as contas. Então a gente precisa cuidar com os gastos durante o ano todo e gastar de acordo com a receita”, frisou.

Uma das principais preocupações de Reinehr foi com a questão das chuvas em excesso que estragaram as estradas. “Precisamos ter estradas boas, por que todos os dias tem bastante caminhões, carros e ônibus transitando pelas estradas do interior essa é uma das nossas prioridades e procuramos atender nossos munícipes com toda a atenção merecida”, destacou.

Projetos para 2024

Para o próximo ano tem vários projetos para serem realizados, pois está aumentando número de alunos na creche e na escola e com isso está sendo feito a primeira etapa da ampliação e adequação da escola que tem previsão para conclusão em janeiro. E também já tem pronta a ordem de serviço para fazer a segunda etapa da ampliação.

No próximo ano que é de eleições, limita a execução de alguns projetos. “Os recursos dos deputados que vier até o mês de maio ou junho vamos pode executar, mas o que vier depois disso fica para o próximo ano”, enfatizou.

Para finalizar o prefeito deixa sua mensagem de Natal para os munícipes. “Feliz Natal que a gente tenha um ano de muita, paz e saúde, que possamos conquistar todos os nossos sonhos em 2024.

Agradecemos ainda a todos os funcionários pelo trabalho desenvolvido para o bem estar da população”, finalizou o chefe do Executivo. ✅

Entrevista: Jornal Novoeste

Imagens CharlaineKreuz