Coleta de lixo eletrônico em Bom Jesus do Oeste foi mais uma vez um sucesso

Os equipamentos elétricos e eletrônicos possuem diversos componentes tóxicos em suas estruturas. Se descartados de maneira incorreta, esses resíduos podem contaminar o solo e os lençóis freáticos, colocando em risco a saúde pública.

O solo contaminado pode ser prejudicial à saúde de animais e plantas daquele ecossistema, e produtos cultivados naquela terra acabarão também contaminados para garantir a preservação ambiental e o descarte correto desses componentes eletrônicos o Governo Municipal através da Secretaria da Saúde, Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, Secretaria de Educação, Vigilância Sanitária e Epidemiológica se uniram e promoveram uma ação de conscientização e descarte adequado do lixo eletrônico.

O lançamento da CAMPANHA DE RECOLHIMENTO DE LIXO ELETRÔNICO 2023, foi realizada durante a semana passada, onde foi repassado aos estudantes um vídeo educativo, e entregue panfleto com as informações e com as datas e locais das coletas. Nos dias 18, 19 e 20 aconteceu a recolha de lixo eletrônico para os estudantes.

E no dia de hoje, quinta-feira (21) de setembro aconteceu a coleta na praça municipal, onde foram recolhidos: aparelhos de som, lâmpadas, teclados, mouses, computadores, notebooks, nobreaks, tvs, geladeiras, máquinas de lavar e secar, fornos e micro-ondas, óleo de cozinha, ar condicionados e outros equipamentos.

As Lâmpadas entregues foi cobrado o valor de 1,50 real cada para o recolhimento. O munícipe que entregou seus resíduos eletrônicos, como forma de gratidão recebeu uma muda de árvore como brinde pela sua ação. A empresa REC – Reciclagem de Eletrônicos/Chapecó, responsável pela coleta também se disponibilizou e realizou a entrega de uma muda de flor.

De acordo com o prefeito em exercício, Ivanor Belolli, esta é uma campanha necessária e providencial que demonstra a seriedade com que o Governo Municipal e sua equipe vem tratando a questão ambiental no município, principalmente porque os eletroeletrônicos se tornam rapidamente obsoletos com o constante avanço tecnológico do mundo moderno, de modo que estes materiais vão se acumulando em casas e escritórios, ou por estarem estragados, ou mesmo com a tecnologia ultrapassada. “É de extrema importância o descarte correto deste lixo, pois se o mesmo for feito de maneira inadequada ocasiona graves danos ao meio ambiente. Destaca Belolli.

Divulgações 📸

Charlainekreuz