Sinal de transmissão analógico é desligado em Bom Jesus do Oeste e mais 212 municípios de Santa Catarina

O Ministério das Comunicações realizou o desligamento do sinal da transmissão analógica de TV aberta em 213 municípios de Santa Catarina em dezembro. Esta ação faz parte da segunda etapa do processo de digitalização do sinal de televisão no Brasil, visando melhorar a qualidade do áudio e vídeo, além de aumentar os recursos de interatividade.

A transmissão analógica foi encerrada em 15 de dezembro, e Bom Jesus do Oeste está em eles, atingindo 72,2% do território catarinense. Nesta fase, 2.933 cidades em todo o país tiveram o sinal desligado, impactando cerca de 31,2 milhões de brasileiros, conforme dados do Ministério das Comunicações.

Durante o período que antecedeu o desligamento, o governo federal realizou o Programa Digitaliza Brasil, que consiste na instalação de equipamentos para a transmissão digital. Em dois anos, 1.563 municípios foram contemplados.

Em Santa Catarina, o número de municípios que tiveram o sinal digital encerrado no último mês corresponde a 72,2% de todo o território.

Mais de 1 mil cidades tiveram prazo estendido

Ainda de acordo com a pasta, uma portaria publicada em 8 de dezembro estendeu o prazo para encerramento da transmissão até junho de 2025 para 1.265 cidades, considerando aquelas com canais digitais pendentes de consignação. A nova data foi definida para evitar interrupções de sinal em municípios menores e assegurar a transição para a TV digital.

Esta nova etapa, 49 municípios catarinenses terão o sinal desligado, conforme a portaria Nº 11476.

Instituído em junho de 2023, o Programa Digitaliza Brasil definiu as diretrizes para a digitalização do sinal de televisão no Brasil, dividindo em duas etapas. A primeira ocorreu entre 2016 e 2018, desocupando a faixa de 700 MHz e permitindo a implementação do 4G. Ao todo, 1.379 municípios, incluindo todas as capitais, foram digitalizados, o que representa 60% da população brasileira.

Com a venda da faixa, o governo federal garantiu a infraestrutura e kits de recepção para famílias de baixa renda, para que elas possam migrar para a TV Digital, que oferece qualidade superior e possibilita a recepção em dispositivos móveis.

A Administração Municipal, ciente da situação está buscando auxilio e orçamentos, bem como a licença junto com a Anatel para a liberação e a instalação do sinal digital no local da antena velha, e assim que finalizada a parte de orçamentos será lançado um processo licitatório para estar disponibilizando o sinal digital para todos os munícipes.

Desta forma, pedimos a compreensão de todos!