Jovens do município de Bom Jesus do Oeste participaram do curso de Bovinocultura Leiteira

Com o apoio da Administração Municipal, Secretaria de Agricultura, Epagri e entidades parceiras, nesta última quinta-feira, dia 22 de junho, ocorreu a quarta etapa do curso de bovinocultura de leite para jovens rurais.

Até o momento o curso já abordou os assuntos:

Etapa 1: Proposta da Epagri para produção de leite em Santa Catarina

Etapa 2: Espécies de pastagens perenes, sobressemeadura, piqueteamento planejado.

Etapa 3: O solo como fator de produção, adubação de áreas de pastagens, análise de solo, controle de plantas invasoras,

Etapa 4: Necessidades nutricionais dos bovinos leiteiros, escore corporal, pesagem de animais e cálculo das necessidades x fornecimento.

O curso tem duração de nove etapas, acontecendo um dia por mês, com aulas teóricas e práticas. “Temos 20 jovens rurais participando do curso e estamos contentes em poder levar o conhecimento para que possam desenvolver a atividade com melhores resultados, elevando a renda e a qualidade de vida nas suas propriedades.”, comenta a Extensionista Rural da Epagri, Bruna Bastos.

Nesta última etapa os jovens puderam praticar a visualização do escore corporal das vacas, realizar a pesagem com fita e calcular as necessidades nutricionais do rebanho e o fornecimento de alimentos. “Agradecemos a família Baesso pela receptividade e acolhimento e por disponibilizar sua propriedade para o treinamento dos jovens nesta última etapa.”, agradece Bruna.