PROJETO RESGATANDO SABORES E SABERES DA ARTE CULINÁRIA DE BOM JESUS DO OESTE

♦️ Com a intenção de compreender, valorizar e resgatar Sabores e Saberes da Arte Culinária a EPAGRI e o CRAS, com o apoio da Administração Municipal desenvolveram o PROJETO RESGATANDO SABORES E SABERES DA ARTE CULINÁRIA DE BOM JESUS DO OESTE. Este projeto nasceu a partir da preocupação que receitas tradicionais das famílias se perdessem com o passar dos anos.

♦️ A comida nos traz lembranças, sabores do passado tão valiosos que precisam ser resgatados e repassados as futuras gerações. O comportamento relativo a comida, revela a cultura da época, suas relações e significados, um saber fazer vindo da criatividade e do próprio aprendizado, melhorando-se e modificando-se com o passar dos tempos. Cada receita, passada de geração em geração, conta histórias de sabores e saberes. O principal objetivo deste projeto é resgatar receitas produzidas pelas famílias Bonjesuenses e a partir delas confeccionar um livro de receitas do nosso município.

♦️ O Projeto começou suas atividades práticas no mês de março, com a realização de 32 encontros com 16 grupos de mulheres, sendo que os encontros foram divididos em duas etapas: Na primeira foi apresentado o projeto e trabalhado a importância da alimentação em nossas vidas. Na segunda etapa, as mulheres que aceitaram o convite prepararam seus pratos e apresentaram cada uma no seu grupo, sendo ali selecionado dois pratos para representarem o grupo no evento municipal.

♦️ O encerramento aconteceu no dia 04 de junho no centro de convivência dos idosos com a I Mostra do Projeto Resgatando Sabores e saberes da Arte Culinária do município de Bom Jesus do Oeste, aonde 33 mulheres apresentaram seus pratos a 16 pessoas que foram convidadas para fazer a degustação dos pratos. Neste evento contamos com a presença de autoridades e lideranças municipais e regionais. Ao final, todos os presentes puderam saborear as delícias apresentadas neste dia.

♦️ Segundo a extensionista da Epagri Adriane Menin, durante os encontros, além do momento de socialização e valorização do saber fazer de cada participante, houve muita troca de saberes e sabores, sendo possível conhecer as memórias que existem e que resistem ao tempo sendo passadas de geração em geração, e agora compartilhadas. Também se percebeu que muitas receitas mais recentes surgiram, mas todas com a intenção de se tornar tradição nas famílias.

♦️ O maior objetivo deste trabalho foi o resgate de receitas para a confecção do livro, a I Mostra de receitas foi uma forma de divulgação do projeto e também para mostrar para mas pessoas a necessidade e importância da alimentação em nossas vidas. Outro grande objetivo foi valorizar a capacidade e potencial de cada participante, valorizar o saber fazer, salienta Adriane.

♦️ Queremos agradecer a todos que contribuíram para a execução deste trabalho, em especial à todas as mulheres que apresentaram receitas. Todas participantes foram presenteadas, uma forma de agradecer a colaboração e também de valorizar o saber de cada uma.

Divulgações 📷

Charlaine Kreuz