Membros integrantes da Sala de Situação do município de Bom Jesus do Oeste realizaram reunião

SALA DE SITUAÇÃO DA DENGUE REUNIU-SE NESTA QUINTA-FEIRA

Na quinta-feira, dia 28 de fevereiro, aconteceu na Unidade de Saúde a reunião com os membros integrantes da Sala de Situação do Município de Bom Jesus do Oeste, com o objetivo de traçar metas e ações no combate ao mosquito Aedes aegypti.

Na oportunidade foi salientado sobre a Importância da Lei Municipal nº 1.124/2018 que é uma ferramenta de Trabalho que vem de encontro com a necessidade atual. 
Como forma de dar continuidade às atividades, ficou definido para os próximos dias 06, 07 e 08 de março a aplicação do LIA – identificada como uma avaliação nos imóveis do perímetro urbano do município.

São aproximadamente 440 imóveis, e destes serão vistoriados nessa etapa 33%, conforme protocolo. No decorrer do ano todos os imóveis urbanos serão vistoriados e aqueles que se encontram com os cuidados adequados no controle do vetor, serão identificados com adesivo ou placa, como forma de incentivo à população; uma vez que o controle somente é possível com a colaboração de todos.

Nos imóveis que apresentarem focos, caixas d’água ou cisternas abertas ou ainda outros depósitos de risco como entulhos, pneus, pratos ou vasilhas com risco de acumulo de água, será feita a devida orientação, e caso a situação persistir, ou os proprietários não permitirem o acesso dos profissionais, será cobrada multa, com base na Lei 1124/2018 de 28 de Novembro de 2018.

Também ficou definido que serão realizadas campanhas nas escolas, para conscientização dos alunos e pais. 
Sendo as Agentes Comunitárias de Saúde o Elo entre o centro de saúde e a população, estas profissionais também realizarão atividades de orientação à população durante suas visitas domiciliares.

Para divulgar essas ações, serão utilizadas ferramentas como watts app e facebook. Outro modo importante de vinculação para informações é a mídia falada local (Rádio Emy 10), sendo que a será vinculado um boletim semanal das ações desenvolvidas, bem como os resultados apresentados.
A Unidade Básica de Saúde em trabalho conjunto com a Sala de Situação e Setor de Entomologia reúne forças com os demais setores públicos no intuito de conscientizar a população sobre a necessidade de comprometimento de cada indivíduo.

Por: Rosemeri Both Basso – Sala de Situação
“Cuide da sua saúde e de sua família. Mantenha seu imóvel limpo e livre de focos!”