Vigilância Epidemiológica – Alerta!

VIGILÂNCIA EPIDEMIOLÓGICA – ALERTA!

O município de Bom Jesus do oeste encontra-se em alerta devido à infestação do mosquito Aedes aegipty. No período compreendido entre março a setembro do corrente ano, foram localizados 48 focos do mosquito. Diante do risco de uma epidemia de dengue e doenças como chiKungunya e zika foi inaugurada no último dia 16 de outubro, a “sala de situação” para gerenciamento e controle das ações de intensificação do combate ao mosquito Aedes aegypti no município.

Na data de 17 de outubro aconteceu a primeira reunião da equipe da atenção básica, juntamente com as agentes de endemia. Na oportunidade foram definidas algumas ações para o mês de novembro, sendo as seguintes:

• No período entre 29 a 08 de novembro, acontece a implementação do LIRAa – Levantamento do índice de infestação pelo mosquito Aedes aegypti.
  • Dia 15 de novembro será realizada a campanha educacional por equipe de graduandos do Curso Técnico de Enfermagem da escola Geração Cursos. Serão distribuídos panfletos educativos, e realizada avaliação dos pátios das residências, com plano de check list, identificando os pontos críticos e riscos de foco do mosquito. Para tanto solicitamos a colaboração de todos os munícipes no intuito de estimularmos a prevenção como foco de cuidado na saúde.
  • Considerando a necessidade de cada munícipe sentir-se responsável pelo cuidado consigo e com o outro, pedimos que cada morador realize na data de 27 de novembro a coleta de todos os lixos e entulhos que estejam em seu terreno e coloque-os à beira da rua.
  • Na data de 28 de novembro o setor de recolhimento da prefeitura municipal irá realizar a coleta dos entulhos.

Solicitamos a colaboração de todos os moradores para que haja engajamento nas atividades e todos possamos sentir-nos parte da luta contra o mosquito Aedes aegypti.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal

Charlaine Kreuz