“Resgate de brinquedos e brincadeiras da infância”- piquenique realizado pela equipe da Secretaria de Educação Municipal Escola Professor Albano Borre.

“Resgate de brinquedos e brincadeiras da infância”

O brincar e as brincadeiras fazem parte da vida das crianças e se caracterizam por serem transmitidas de uma geração para outra. O brincar é aprendido no cotidiano da vida das crianças, na convivência com os amigos, nas ruas, parques, escolas, de forma que ao brincarem e se socializarem, as crianças produzem suas culturas, criam seus valores e costumes. Partindo desse pressuposto, a coordenadora do curso do PNAIC no município de Bom Jesus do Oeste, Professora Sílvia Endler e formadoras Fabiane Nascimento e Eni Wesner, desenvolveram o projeto “Resgatando Brinquedos e Brincadeiras da Infância”, juntamente com as professoras cursistas do PNAIC da educação infantil e ensino fundamental da Rede Municipal de Ensino.

O projeto visou realizar um levantamento e resgate das brincadeiras tradicionais que faziam parte da infância dos pais das crianças, com intuito de ampliar o repertório de brincadeiras que são significativas para o grupo envolvido e compreender como a criança e a comunidade escolar se socializam e interagem durante as brincadeiras, como fazem as negociações e se organizam para brincar. Após o levantamento das brincadeiras e brinquedos utilizados pelos pais na infância, os pais confeccionaram em casa juntamente com seus filhos alguns brinquedos que foram trazidos pelos alunos para socialização.

Alguns brinquedos trazidos foram: três marias, bolas de meia, cavalos de pau, pula tábua, carinhos de rolimã, pula corda, pipa, boneca de pano, bolita, pé de lata, perna de pau, carinhos de sabugo, telefone sem fio, peteca, espire ball, dentre outras. As brincadeiras realizadas pelos alunos foram: Passa passará, Terezinha de Jesus, o Gato e o rato, menina tão galante, ovo choco entre outras.

Pôde-se perceber que as crianças se divertiram muito e gostaram das brincadeiras que os pais brincavam, as crianças reinventaram e deram novos sentidos às brincadeiras que estavam sendo apresentadas.