Município Bom Jesus do Oeste realizou a 6ª Conferência da Cidade

Aconteceu nesta última quinta-feira (19), a 6ª Conferência da Cidade de Bom Jesus do Oeste. O evento que foi promovido pelo município, aconteceu na Câmara de Vereadores. Diversas autoridades e pessoas da sociedade civil organizada participaram do encontro, que teve o objetivo de discutir e elencar propostas para as políticas públicas que refletem na condição de vida das pessoas, atualmente e nos próximos anos.  A Conferencia teve a palestra ministrada pelo professor e assessor Valdicir Wibiling, sobre questões básicas das cidades e olhares voltados para uma cidade melhorada.

Prefeito Airton Antonio Reinehr, ressaltou a importância da realização da conferência no município. “Esta é a oportunidade de tratar de muitos assuntos atuais e gostaríamos que tivesse uma participação maior da comunidade. Este é o momento de discutirmos o futuro, pois dessas discussões é que surgem ideias para melhoria das condições urbanas e que daqui saiam sugestões, para esses assuntos fundamentais”, disse o prefeito.

A partir da palestra os participantes discutiram pontos positivos e negativos da cidade nas áreas: sócio ambientais, habitação, acessibilidade, mobilidade urbana, saneamento básico e plano diretor. Para elencar as propostas foi formado um único grupo, que destacou diversas ideias e elencaram propostas de melhoria, nos eixos citados, para políticas públicas municipais, norteados pelo tema: “A Função Social da Cidade e da Propriedade” e com o lema: “Cidades Inclusivas, Participativas e Socialmente Justas”.

O Coordenador da Comissão Preparatória Municipal Walter Naujorks explica que, “as propostas elencadas e aprovadas pelos presentes serão apresentadas e discutidas na conferência estadual, para que se transforme em projetos de políticas públicas a nível nacional”.

No ato foram eleitos dois (2) delegados, sendo Júlio Antonio Sandmann – representando a sociedade civil e Celinete Klein Dickel – poder público, que representarão as propostas aprovadas para a Conferência Estadual e para a Conferência Nacional das Cidades que será realizada em Brasília.

PROPOSTAS APROVADAS NA 6ª CONFERÊNCIA MUNICIPAL DA CIDADE DE BOM JESUS DO OESTE

1) Questão ambiental (elaboração de estudo de impacto sócio ambiental);

2) Auxilio aos municípios para projetos de acessibilidade e melhoria da mobilidade;

3) Elaboração e conclusão dos projetos de esgotamento sanitário para cidades.