Associação de artesanto- BomjeART desenvolve o Projeto “Compartilhando a Arte do Saber Fazer”

Na quinta-feira 26 de outubro, aconteceu o evento – Feira e amostra de produtos artesanais e cursos de artesanato, este foi realizado pela Associação de artesãs – BomjeART em parceria com a Prefeitura, Epagri e departamento de cultura com incentivo da Lei de Paulo Gustavo.

O evento corresponde a execução do projeto “ Compartilhando a arte do saber fazer, onde foram desenvolvidas as seguintes atividades: Feira e amostra de produtos artesanais, 8 oficinas de trabalhos manuais (crochê, tricô, macramé e flor de meia de seda) e troca de saberes sobre técnicas de artesanato. Também participou do evento o grupo de mulheres – Cultivando Saberes com diversos tipos de plantas desidratadas e as mesmas também distribuíram gratuitamente repelentes de citronela.

Nestes encontros as pessoas se reúnem, conversam, trocam experiências, se distraem, outro objetivo e a integração e a convivência comunitária. Destacar que diversos estudos comprovam que a prática de trabalhos manuais promove vários benefícios à saúde. A atividade ajuda a desenvolver e ou resgatar habilidades psíquicas, emocionais e relacionais, é indicada para todas as idades e pode ser considerada uma terapia ocupacional. Atualmente vivemos numa sociedade com diversos problemas de saúde, portanto esse projeto quer demostrar a necessidade e importância das pessoas desenvolverem suas habilidades, sua criatividade e assim se sentirem mais satisfeitas com mais autoestima e consequentemente com mais qualidade de vida e saúde. Além disso, este projeto quer resgatar e cultivar a prática do artesanato tornando uma identidade cultural para as artesãs do município.

O prefeito Airton Antônio Reinehr juntamente com o secretário de administração Walter Naujorks estiveram no local para conversar e parabenizar as artesãs pelos trabalhos apresentados.

Durante a visita, o prefeito ressaltou a importância das feiras e cursos para valorizar os trabalhos de artesanato, bem como da agricultura familiar. “Percebemos a organização e o carinho que cada artesã coloca na produção de suas peças, nosso objetivo é dar continuidade na realização destes eventos” destacou.

Segundo a extensionista da Epagri Adriane Menin momentos como este proporcionam uma satisfação e valorização das mulheres que se organizam e se dedicam para realizar os trabalhos. Aproveita para agradecer à toda comunidade que veio prestigiar esse evento.

Divulgações

Charlaine Kreuz