Alunos da Escola Municipal Professor Albano Borre realizam Viagem de Estudo

Os alunos do 5º ano matutino e vespertino realizaram uma viagem de estudo para as cidades de Seara ao museu Entomológico Fritz Plaumann e na cidade de Itá, para visitar a CDA e Usina Hidrelétrica Itá.

A viagem foi realizada na terça-feira dia 02 de abril de 2024, acompanhados pelas professoras Juciane Albani, Solange de Bastiani, Angelita Schmitt, Juliane Fagundes, Coordenadora Fabiane Nascimento e diretora Fabiane Morandini.

No museu de entomologia Fritz Plaumann, localizado na cidade de Seara, SC, tivemos a oportunidade de conhecer o trabalho desenvolvido por Plaumann, pesquisador reconhecido internacionalmente por entomologistas e conservacionistas.

Já na Usina Hidrelétrica de Itá, os alunos puderam conhecer uma das usinas mais modernas do Brasil em infraestrutura, localizada na divisa do estado de Santa Catarina e o Rio Grande do Sul, no rio Uruguai. A visita teve como objetivo conhecer o princípio de funcionamento de uma Usina Hidrelétrica, os impactos ambientais causados pela implantação e medidas para amenizar estes impactos.

Também visitamos a casa da cultura e o museu onde estão arquivadas as memórias do povo que viveu essa transformação.

Para finalizar nosso passeio de estudos visitamos as Torres da antiga igreja Matriz São Pedro, Cartão-postal de Itá, que encantam pela estrutura, mas também pela história, já que faz parte das poucas construções que ainda se mantém de pé e preservada depois de a cidade ter sido alagada. Dos 25 metros de torre, 15 estão submersos.

Como educadores entendemos que nossos alunos precisam da vivência fora da sala de aula para uma melhor compreensão espacial, física, ambiental e de localização, sem contar as experiências de relacionamento social em grupo.

A visita a esses locais complementa e enriquece os conteúdos abordados nas disciplinas trabalhadas em sala de aula, além de propiciar aos alunos o contato às atividades técnicas que possam vir a encontrar na futura carreira profissional.

Direção juntamente com toda a equipe da educação agradecem a parceria com a administração para que fosse possível realizar esse passeio de estudo, que com certeza enalteceu o conhecimento de todos os envolvidos.