Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente participa do Projeto Recolhe – Recolhimento de Animais Mortos das Propriedades Rurais
Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente participa do Projeto Recolhe – Recolhimento de Animais Mortos das Propriedades Rurais
Preocupada com os danos que podem ser causados ao Meio Ambiente, em virtude do descarte incorreto de animais mortos, a Secretaria Municipal da Agricultura e Meio Ambiente de Bom Jesus do Oeste, está participando do “Projeto Recolhe”, desenvolvido pela Secretaria de Estado da Agricultura e da Pesca, Superintendência Federal do Ministério da Agricultura (Mapa) em Santa Catarina, Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária (Embrapa) e Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina (Cidasc).
O Secretário da Agricultura Márcio Storck, explica que o produtor rural deve entrar em contato com a empresa de recolha, assim que perceber a morte do animal, evitando que o mesmo entre em estado de decomposição. Ele ressalta, que ao comunicar a empresa o agricultor deve repassar as informações de endereço, quantidade de animais, número do brinco e causa da morte.
O projeto Piloto Recolhe garante mais segurança sanitária e também vem regulamentar a destinação das carcaças de animais mortos, além disso, legaliza a situação que envolve desde a coleta, transporte, armazenamento e processamento das mesmas.
A coleta e transporte serão realizados pela empresa Transporte e Coleta Previatti Ltda ME, situada na Linha Central, município de Cunha Porã-SC, único estabelecimento autorizado pela CIDASC a realizar a atividade.
Após comunicada, a empresa terá 24 horas para a recolha. Após a ligação os agricultores deverão informar o número do brinco do animal a ser recolhido, automaticamente receberá baixa no (ICASA) e (CIDASC); Durante a recolha o animal deverá estar com o brinco;
Deverá ser informado o nome do proprietário do animal (nome que está no cadastro da CIDASC);
Os animais deverão ser deixados ao lado da estrada ou pátio, que facilite a coleta, pois o caminhão não poderá circular na propriedade, como pastagem, mangueiras.
O Custo total para a recolha por animal (bovino) será gratuito, porém o agricultor terá que estar em dia com o programa propriedade organizada.
O horário de atendimento da empresa será das 06h00min da manhã as 18h00min de segunda a Sexta-feira. Aos sábados agendamentos até o meio dia. As ligações feitas antes das 08:00 horas, o animal será recolhido no mesmo dia, caso contrário somente no outro dia.