Secretaria Municipal de Saúde, Epagri e o Grupo de plantas Medicinais “Cultivando Saberes” realizam evento para o Dia Mundial da Saúde com o tema “Campanha Sabor, Saber e Saúde”

Em alusão ao Dia Mundial da Saúde, comemorado no dia 7 de abril, a Secretaria Municipal de Saúde juntamente com a Epagri, Grupo de Plantas Medicinais “Cultivando Saberes” realizaram na tarde desta quarta-feira 03/04 um dia diferenciado em comemoração ao “Dia Mundial da Saúde”. O evento aconteceu na Praça Municipal Osvaldo Sehnem.

O objetivo principal é a conscientização da população sobre as questões que afetam a saúde e o bem estar das pessoas, estimular a adoção de hábitos saudáveis como forma de diminuir os casos de doença e obter qualidade de Vida.

Na ocasião foram realizadas ações educativas e de promoção à saúde com a distribuição de mudas de Plantas Medicinais; Sal temperado; Repelente caseiro; Sementes de hortaliças; E um livro de receitas saudáveis que foi desenvolvido através de um projeto realizado ano passado na Escola Municipal em parceria com a Epagri. A amostra de produtos da agricultura familiar tem como objetivo, mostrar a importância de produzir para o auto abastecimento e incentivar o consumo de alimentos naturais caseiros sem conservantes.

O evento contou ainda com uma equipe de profissionais da Secretaria de Saúde que realizaram orientações sobre a PICS “práticas integrativas e complementares da saúde”.

Também neste dia foi realizado ações com a teoria orientando sobre a alimentação saudável e a importância da atividade física para prevenir doenças e se manter com qualidade de vida. Na oportunidade foi realizado exercícios físicos e alongamentos. Além disso a equipe profissional da unidade de saúde realizaram os procedimentos da Aferição Pressão Arterial.

O Prefeito Municipal Ronaldo Luiz Senger esteve acompanhando o evento. E destacou que este evento visa alertar a população dos benefícios de cuidar da saúde e principalmente de prevenir doenças.  “Cuidar da saúde é essencial! Por este motivo, vários serviços foram realizados no dia de hoje na praça, para que as pessoas entendam e saibam dessa importância. Praticar atividades físicas, saber como anda a saúde, é muito importante para longevidade e um futuro melhor”, comentou Senger.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste

Charlaine Kreuz