Diminuição de repasses leva prefeitura a adotar turno único
A prefeitura de Bom Jesus do Oeste estará atendendo a partir do dia 01 de junho de 2016 em turno único, para diminuir os gastos públicos. A jornada do funcionalismo municipal será das 12h às 18h.
O prefeito Airton Antonio Reinehr se reuniu com os secretários municipais e assessores na manhã desta quarta-feira (25) para avaliar a situação financeira do município e discutir novas medidas para enfrentar esta situação que estamos vivendo. Uma das medidas já adotadas, entre outras, são o corte na nomeação de dois secretários municipais, sendo da Agricultura, que foi substituído por um chefe de departamento a de planejamento que está sendo gerenciada pelo setor administrativo. O prefeito ressaltou a necessidade de redução de despesas com pessoal, para equilibrar as contas, evitando atraso na folha de pagamento dos servidores municipais e o cancelamento de serviços.
O secretário de administração e fazenda do município Walter Naujorks, informa que, “o turno único tem por objetivo também reduzir as despesas da prefeitura, principalmente com horas extras de funcionários, combustíveis, energia e telefone”. Os motivos para adoção destas medidas é a queda nas receitas, principalmente nos repasses do FPM e do ICMS, tendo em vista a crise econômica vivenciada pelo país. A preocupação neste ano é manter o equilíbrio financeiro do município e fechar as contas em dia e para o cumprimento dos percentuais mínimos estabelecidos pela Constituição Federal nas áreas de Educação e Saúde e de obras e serviços previamente contratadas e as que estão dentro do planejamento anual. “Vamos ter que conter gastos, procurando não afetar estes projetos e a qualidade dos serviços”.
O prefeito Airton, lembra que as secretarias de saúde, educação e os programas continuados de assistência social ficam excluídos da decisão, com atendimento integral nos dois turnos.