Secretário participa de reunião do colegiado da Amerios

SECRETÁRIO DE AGRICULTURA PARTICIPA DE REUNIÃO DO COLEGIADO DA ASSOCIAÇÃO DOS MUNICÍPIOS DO ENTRE-RIOS – AMERIOS

Vilmar Senhor eleito segundo secretário da Diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMERIOS.

Na quarta – feira 14 de julho, o secretário de Agricultura e Meio Ambiente do município Vilmar Senhor participou da primeira reunião presencial do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da Associação dos Municípios do Entre-Rios – AMERIOS.

Na ocasião foram debatidos diversos assuntos entre eles: a importância do movimento econômico agropecuário para a arrecadação do ICMS as administrações municipais, esta que é uma das principais receitas.

Também foi destacado sobre o sistema e-Social, projeto do Governo Federal que unifica o envio de informações pelo empregador em relação aos seus empregados, cumprindo a prestação de informações relativas às suas obrigações fiscais, trabalhistas, previdenciárias e ao FGTS, de forma unificada.

Outro assunto, importante debatido, foi a sucessão familiar nas propriedades rurais, tema este, muito preocupante e discutido a vários anos, que precisa de uma atenção especial dos municípios. Além desses assuntos, foi frisado sobre a necessidade de se trabalhar a família como um todo, e algumas experiências de municípios com jovens na casa familiar rural que manter maior porcentagem no campo. Programas de habitação no meio rural também ajudam na permanência de casais jovens no meio rural.

Na oportunidade falou-se também do problema com a estiagem, em que foi comentado o funcionamento do Programa de Apoio a Resiliência Hídrica em Santa Catarina que tem sua apresentação marcada para esse mesmo dia 14 de julho de 2021, às 14 horas transmitida via Canal Capacitações Epagi On-Line.

Também foram tratados diversos assuntos referentes a área da agricultura.

Ao final da reunião foi eleita e empossada a Diretoria do Colegiado de Secretários Municipais de Agricultura da AMERIOS para o exercício de 2021, sendo assim constituída: Primeiro Coordenador, Sérgio Werlang, Secretário municipal de Agricultura de Caibi; segundo Coordenador Darci Thome, Secretário de Saudades; Primeira Secretária Francieli Brusco de Oliveira, Engenheira Agrônoma de Flor do Sertão; e segundo Secretário Vilmar Senhor, Secretario de Bom Jesus do Oeste.