Em três meses de pandemia, município de Bom Jesus do Oeste perde mais de 380 mil em arrecadação

EM TRÊS MESES DE PANDEMIA, MUNICÍPIO DE BOM JESUS DO OESTE PERDE MAIS DE 380 MIL EM ARRECADAÇÃO

O ano de 2020 prometia ser um ano de realizações e finalizações de metas pré-traçadas e planejadas.
No entanto, a grave crise financeira que estamos passando e que provavelmente irá se agravar, tendo como causa principal a Pandemia do Covid-19), está forçando a Administração Municipal a se adequar a realidade financeira que estamos enfrentando. As quedas de receita estão sendo muito elevadas e como informação e/ou projeção, o cenário deve piorar. A Administração Municipal está tentando manter ao máximo a leva de serviços prestados e manter ao munícipe um atendimento próximo ao normal, inclusive com obras em andamento e sendo concluídas, mantendo os trabalhos nos setores regulares, com as restrições obrigatórias e necessárias.

Mas sabemos que com o cenário atual, as restrições vão chegar, a arrecadação não será suficiente para continuar em ritmo normal e teremos que tomar atitudes, algumas drásticas, para manter o município em dia com seus compromissos, o que até o momento estamos conseguindo fazer. Cada decisão será avaliada a fim de não comprometer o município financeiramente.

Pedimos a compreensão e colaboração de todos para enfrentarmos juntos a situação e manter o município em ritmo de crescimento, mesmo com as enormes dificuldades atuais.
Como demonstração da queda das receitas, observando a diferença entre o ano 2019 e o ano atual, nos 03 meses que se iniciou a pandemia (março, abril e maio), tivemos uma queda na receita (ICMS e FPM) de R$ 389.595,71, sendo um percentual de 12,80%.

O Governo Federal em forma de ajuda aos municípios está fazendo a compensação das perdas de FPM no mês seguinte, o que esta ajudando, porém esta prática será somente por 4 meses, ou seja, até julho, sendo que a partir daí, se não for compensado, a receita irá despencar, somado também a queda cada vez maior do ICMS. Para demonstrar em um mês somente, este mês de maio/2020 teve uma queda entre FPM e ICMS no valor de R$ 270.664,54, isso reflete um percentual de 24,24%. Lembrando que as quedas que tratam do FPM serão compensadas referentes aos meses de abril, maio, junho e julho, não havendo previsão para os demais meses do ano.

Segundo prefeito Ronaldo Luiz Senger “se as quedas continuarem neste ritmo, e a tendência é que assim seja, não poderemos ter outra atitude a não ser cortar gastos, por consequência diminuir a lista de serviços, restringir atividades e planejar ao máximo para não deixar de cumprir os compromissos básicos. Já estamos em ritmo de contenção de gastos, porém tentando atender as demandas nas diversas secretarias, mas não sabemos até quando isso vai ser possível”.