Governo Municipal promoveu o I Encontro Saúde Mental “Precisamos falar sobre isso”

GOVERNO MUNICIPAL PROMOVEU O I ENCONTRO SAÚDE MENTAL “PRECISAMOS FALAR SOBRE ISSO”

A Administração Municipal de Bom jesus do Oeste, por meio da Secretaria de Saúde em parceria com as equipes do ESF (Estratégia Saúde da Família) e NASF (Núcleo Ampliado de Saúde da Família) e Secretaria Municipal de Educação promoveram o I Encontro “Saúde Mental Precisamos Falar Sobre Nós”! Na tarde desta sexta-feira dia 25/10. O evento foi realizado no Centro de Convivência dos Idosos Bom Jesus.

Considerando que nos dias de hoje o tema saúde mental está em evidência de acordo com estatísticas da OMS. A secretária da Saúde Roseni Bruxel, salienta. “Este é o momento em que nós conseguimos nos aproximar das referências em saúde mental, trocar experiências e promover debates. Ações que se tornam muito importantes ainda mais no contexto atual da saúde mental”. É importante que todos se auto avaliem e não sintam vergonha de pedir ajuda se perceberem que suas emoções possam estar lhe prejudicando. Saúde mental é tão importante quanto a saúde do corpo.

No pronunciamento das autoridades o Prefeito Ronaldo Luiz Senger e o Vice- Prefeito Ivonir José Santolin, destacaram a importância de promover momentos como esse com a comunidade Bomjesuense. “Tem sido nosso objetivo enquanto gestores, proporcionar atendimento de qualidade e fortalecer a atenção básica em nosso município, cuidar da saúde física e mental da nossa gente vem sendo a prioridade da nossa gestão”, ressaltaram.

O encontro foi ministrada pela coordenadora do curso de psicologia Lisandra Antunes de Oliveira da Unoesc de São Miguel do Oeste/SC. Durante sua palestra, Lisandra fez explicações, refletiu juntamente com o público e também respondeu diversas perguntas relacionadas aos temas debatidos. O coordenadora também parabenizou o prefeito e a Secretária de Saúde pela iniciativa e preocupação com a saúde mental da população de Bom Jesus do Oeste.

Segundo a psicologa Fabiane Thedesco Jung,
objetivo deste encontro foi ajudar os participantes, a trabalhar a saúde mental, a expressar sentimentos, estabelecer vínculos, trocar experiências, trabalhar a confiança e subjetividade além de atividades com expressão corporal, buscando sempre a interatividade entre os participantes e o estabelecimento de comunicação tanto verbal quanto não verbal. “Não podemos deixar a ansiedade, depressão, ansiedade, Burnout, síndrome do pânico dominar nossas vidas, temos que compreender isso, e perceber o que leva a estes sintomas ou doenças”.
Hoje sairemos daqui com outra mentalidade e mudaremos esse quadro de depressão e outras doenças mentais que afetam muitas pessoas, disse Fabiane.

Fonte: Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC