Bom Jesus do Oeste comemora Independência do Brasil

BOM JESUS DO OESTE COMEMORA INDEPENDÊNCIA DO BRASIL

A comemoração à semana da pátria no município de Bom Jesus do Oeste, iniciou no dia (02) de setembro, onde os alunos das Escolas Municipal, Estadual e Departamento de Cultura realizaram durante a semana homenagens cívicas, além de hasteamento e arreamento das Bandeiras e o ascendimento do “Fogo Simbólico”.

O desfile cívico aconteceu neste domingo (08), na praça municipal, com a participação de representantes dos Poderes do Executivo e Legislativo, alunos da E.E. Professor Silvio Romero, Escola Municipal Albano Borre, Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho, departamento de Cultura do Município, (DME) departamento de esportes, escolinha da Chapecoense, equipe da secretaria de saúde representando o “Grupo Nutrir Corpo e Mente”, Servidores Públicos Municipais, Grupo de Idosos Bom Jesus, Conselho Tutelar e os cavaleiros.
Todo o evento contou com o apoio e a segurança da Polícia Militar. No início da manhã aconteceu a Alvorada Festiva na Praça Municipal e mateada. Em seguida o Momento cívico e homenagens a pátria. Logo após o Desfile cívico com a participação da Banda Municipal de Itapiranga/SC.

Entre as autoridades presentes estavam o Prefeito Municipal Ronaldo Luiz Senger e sua esposa Ivana Faé, Vice-Prefeito Ivonir José Santolin, Presidente do Legislativo Municipal Elmer Zimmermann, Legisladores, Secretários Municipais e Diretores, Comandante Baron do destacamento do Município de Bom Jesus do Oeste, as Soberanas do Município e da Terceira Idade.

Fizeram uso da palavra o Prefeito Municipal Ronaldo Luiz Senger, Vice-Prefeito Ivonir José Santolin, Presidente do Legislativo. Onde todos dirigiram suas palavras à importância deste dia para a história do país bem como patriotas temos o dever de cuidar para que esse marco histórico não venha desaparecer da nossa cultura. Exaltaram a necessidade de exercermos a cidadania plena, ou seja, lutar pelos direitos e cumprir os deveres. “Esta foi uma semana muito especial para o Brasil inteiro. E o despertar para o patriotismo, para que o sentimento de amor à pátria seja cada vez mais forte, deve começar com as crianças das nossas escolas. O engrandecimento de uma nação passa necessariamente por sua soberania e a proclamação da Independência precisa ser sempre mantida viva e comemorada como um dos principais marcos da nossa história”.

De acordo com a Secretária de Educação Cultura e Esportes Fabiane Nascimento, a pátria é a soma dos cidadãos que vivem nesta imensa nação, e nós não podemos nos omitir de considerar a contribuição que cada cidadão dá para engrandecer o nosso maravilhoso país. “Estas homenagens são uma maneira de representar o amor à pátria e o resgate ao civismo é o desfile para comemorar essa data especial. Somos patriotas no dia a dia de nossa vida, e não apenas nas homenagens que prestamos ao Brasil por ocasião da semana da pátria. A independência de nosso país supõe a contribuição de cada cidadão que se diz brasileiro, e no dia de hoje Bom Jesus do Oeste fez sua contribuição”, concluiu.

Foram realizadas por meio dos professores e alunos das redes de ensino municipal, estadual e departamento de cultura apresentações e homenagens explorando as diversidades culturais e sociais do país com o objetivo de incentivar o sentimento de amor à Pátria e abrilhantar ainda mais o desfile.

“A beleza brasileira pode ser vista nas pequenas coisas que habitam nosso lar. Nos sorrisos, na luta, na força e na persistência. Ser brasileiro é isso, é nunca desistir, é sempre ser feliz mesmo por baixo de um temporal.” Jean Lacerda.

Fonte: Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC

Charlaine Kreuz