A equipe da Secretária de Educação Municipal, reuniram-se para o encontro de Capacitação do PNAIC.

A equipe da Secretaria Municipal de Educação, juntamente com a Coordenadora do PNAIC professora Silvia Endler, a Formadora da Educação Infantil, professora Eni Wesner e a Formadora do Ensino Fundamental, professora Fabiane Nascimento, reuniram-se nesta última segunda-feira, dia 16/10, para mais um encontro de Capacitação do PNAIC.

Este ano o PNAIC iniciou no mês de agosto, abrangendo não somente o ensino fundamental, mas estendendo-se para a educação infantil. Os encontros acontecem semanalmente, envolvendo os professores da rede municipal de ensino de Bom Jesus do Oeste.

“A criança chega à Escola cada vez mais cedo e o profissional da educação tem uma grande responsabilidade pelo desenvolvimento e aprendizagem desse aluno. Todo o trabalho realizado hoje refletirá na sua vida futura e, por isso, buscamos uma educação de qualidade, cujos resultados reflitam o melhor preparo do indivíduo para vida e para a sociedade”, ressaltou a coordenadora municipal do PNAIC, Silvia Endler.

 

 

Justificativa do PNAIC. 

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa é um compromisso formal assumido pelos governos federal, do Distrito Federal, dos estados e municípios de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas até os oito anos de idade, ao final do 3º ano do ensino fundamental.

Aos oito anos de idade, as crianças precisam ter a compreensão do funcionamento do sistema de escrita; o domínio das correspondências grafofônicas, mesmo que dominem poucas convenções ortográficas irregulares e poucas regularidades que exijam conhecimentos morfológicos mais complexos; a fluência de leitura e o domínio de estratégias de compreensão e de produção de textos escritos.

No Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa, quatro princípios centrais serão considerados ao longo do desenvolvimento do trabalho pedagógico:

1. O Sistema de Escrita Alfabética é complexo e exige um ensino sistemático e problematizador;

2. O desenvolvimento das capacidades de leitura e de produção de textos ocorre durante todo o processo de escolarização, mas deve ser iniciado logo no início da Educação Básica, garantindo acesso precoce a gêneros discursivos de circulação social e a situações de interação em que as crianças se reconheçam como protagonistas de suas próprias histórias;

3. Conhecimentos oriundos das diferentes áreas podem e devem ser apropriados pelas crianças, de modo que elas possam ouvir, falar, ler, escrever sobre temas diversos e agir na sociedade;

4. A ludicidade e o cuidado com as crianças são condições básicas nos processos de ensino e de aprendizagem.

 

Dentro dessa visão, a alfabetização é, sem dúvida, uma das prioridades nacionais no contexto atual, pois o professor alfabetizador tem a função de auxiliar na formação para o bom exercício da cidadania. Para exercer sua função de forma plena é preciso ter clareza do que ensina e como ensina. Para isso, não basta ser um reprodutor de métodos que objetivem apenas o domínio de um código linguístico. É preciso ter clareza sobre qual concepção de alfabetização está subjacente à sua prática.

Governos

Ao aderir ao Pacto, os entes governamentais se comprometem a:

•       Alfabetizar todas as crianças em língua portuguesa e em matemática;

•       Realizar avaliações anuais universais, aplicadas pelo INEP, junto aos concluintes do 3º ano do ensino fundamental;

•       No caso dos estados, apoiar os municípios que tenham aderido às Ações do Pacto, para sua efetiva implementação.

 

As Ações do Pacto apoiam-se em quatro eixos de atuação:

1. Formação continuada presencial para os professores alfabetizadores e seus orientadores de estudo;

2. Materiais didáticos, obras literárias, obras de apoio pedagógico, jogos e tecnologias educacionais;

3. Avaliações sistemáticas;

4. Gestão, mobilização e controle social.

 

Em Bom Jesus do Oeste o Pacto pela Alfabetização na Idade Certa vem acontecendo desde o início do ciclo que se deu em 2013. Desde então os alfabetizadores do 1º ao 3º ano do ensino fundamental se dedicam em aplicar as técnicas do Programa em suas aulas obtendo resultado positivo ao longo dos anos. Em 2017 tendo como coordenadora a professora Silvia Endler e formadora do ensino fundamental Fabiane Regina Brambilla Nascimento. A novidade deste ano é a inclusão da educação infantil no Pacto, tendo como formadora Eni ranzolin Wesner. Os encontros para as formadoras e coordenadora  acontecem em 3 etapas na cidade de São Carlos e depois o curso é aplicado pelas formadoras em Bom Jesus do Oeste para as professoras alfabetizadoras.

Nesta formação contamos com 22 professores participantes da rede municipal de ensino, totalizando 100 horas de curso, sendo 48 horas presenciais e 52 horas em serviço, ou seja em atividades aplicadas em sala com os alunos.

 

 

Texto/Imagens Charlaine Kreuz responsável pela Assessoria de Imprensa da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC.