Município de Bom Jesus do Oeste faz alerta sobre o perigo da Dengue

A Administração Municipal através da Secretaria Municipal de Saúde e Vigilância Epidemiológica de Bom Jesus do Oeste, alerta toda a população para que seja mantida a vigilância para evitar o acúmulo de água onde possa se tornar criadouro do mosquito transmissor da dengue.

O município está em campanha para alertar a população sobre o perigo da dengue. A doença que já não é mais novidade para ninguém ganha força no período de chuva onde é mais fácil o acúmulo de água em pneus garrafas e outros recipientes

“Para evitar que o mosquito da dengue se prolifere é essencial que cada um faça sua parte e elimine tudo que pode acumular água e se transformar em criadouros do mosquito Aedes aegypti” destacou a Secretaria de Saúde Marilia Maggi.

A melhor forma de se evitar a dengue é combater os focos de acúmulo de água, locais propícios para a criação do mosquito transmissor da doença. Para isso, é importante não acumular água em latas, embalagens, copos plásticos, tampinhas de refrigerantes, pneus velhos, vasinhos de plantas, jarros de flores, garrafas, caixas d´água, tambores, latões, sacos plásticos e lixeiras, entre outros.

A Secretaria Municipal da Saúde solicita para a população, que redobre os cuidados no combate à dengue. A dengue é uma doença cíclica e que, com a chegada do calor, cresce consideravelmente as chances da formação de mais focos do mosquito.

Para evitar a dengue, é preciso estar atentos a detalhes que podem muitas vezes passar despercebidos. Vasos de plantas, caixas d’água, pneus e, até mesmo, lixo doméstico podem acumular água e servir de local para o crescimento das larvas”. “É bom lembrar que a dengue mata, e sem a colaboração da população é impossível eliminar o Aedes aegypti”, destaca a Secretaria de Saúde Marilia.

Dez minutos por semana. Esse é o tempo suficiente para a população poder eliminar os focos do mosquito da dengue. Qualquer orientação necessária pode ser obtida na Unidade de Saúde do município. A recomendação é importante, tendo em vista que 80% dos criadouros estão dentro das residências. O alerta é importante, pois os ovos do mosquito, que muita gente não vê nos vasilhames no lixo jogado por ai, podem ficar sem contato com a água por mais de um ano, sem qualquer problema.

O alerta para a população sobre o perigo da dengue é “urgente”. A doença que já não é mais novidade para ninguém ganha força no período de chuva onde é mais fácil o acúmulo de água em pneus garrafas e outros recipientes.

Em Bom Jesus do Oeste já foi localizado um foco da dengue. A Secretaria Municipal da Saúde pede para que a população redobre os cuidados no combate à dengue. A dengue é uma doença cíclica e que, com a chegada do calor, cresce consideravelmente as chances da formação de mais focos do mosquito.

Solicita-se a toda população que façam a sua parte e faça uma verificação nas suas residências, terrenos e também para os proprietários rurais em todo o município, que procurem recolher o lixo que está nas margens das estradas e rodovias. A dengue e outra doenças transmitidas por mosquitos é um problema para todos e cada cidadão, tem a responsabilidade de fazer a sua parte, para o bem da saúde e bem estar de toda população, evitando sofrimentos e problemas maiores.

A Secretaria de saúde através da Vigilância Epidemiológica e apoio da equipe do Departamento de Obras e Serviços Urbanos e Defesa Civil do município, estão atuando na orientação e acompanhamento da campanha de combate ao mosquito da dengue.