Temporal causou prejuízos no município em Bom Jesus do Oeste

Na noite da última quinta-feira (8 de outubro), o município de Bom Jesus do Oeste foi atingido por um temporal que causou muitos prejuízos à população, que acordou sem energia elétrica, sinal de telefonia e internet.

Os ventos foram registrados na cidade e no interior, causando estragos para aproximadamente 30 proprietários (residências, barracões, lavouras, pomares), sendo na cidade e nas comunidades de Linha Zimmermann e parte da Linha Vista Alegre. As aulas foram suspensas e os estragos ainda estão sendo contabilizados.

As informações são de que o município foi atingido a princípio por um tornado, pois os ventos foram registrados em pontos isolados.

Várias árvores e a rede de alta tensão foram derrubadas com a força do vento, além de barracões e construções, que ficaram danificados a até destruídos.

A Defesa Civil da Coordenadoria Regional de Maravilha foi comunicada do fato e prontamente esteve presente disponibilizando lonas para as famílias atingidas ainda durante a noite do temporal. O município está fazendo o levantamento dos estragos e o prefeito Airton Reinehr determinou para que Prefeitura auxilie a famílias e empresas atingidas, com pessoal e maquinas.

De acordo com o Coordenador da Defesa Civil de Bom Jesus do Oeste Walter Naujorks, “como os ventos atingirão pontos isolados e os prejuízos mesmo que elevados para alguns moradores, ainda assim, pelas informações preliminares não vão atingir o índice necessário, conforme a instrução Normativa n.º 01 de 24 de agosto de 2012, emitida pelo Ministério da Integração Nacional, para prejuízos econômicos privados, pois tem que ultrapassar 8,33% da receita liquida anual do município, para que o município possa decretar situação de emergência e/ou calamidade pública”, relata.