Produtores receberam orientação sobre plantio, condução e poda de pomar doméstico
Na tarde de segunda-feira, dia 26 de junho, ocorreu na propriedade de Clécio e Salete Lorenzi, localizada na Linha XV de Novembro, uma oficina com prática de condução e poda de pomar doméstico. Foram demostrados os tratos culturais e de controle de pragas e doenças nas culturas de figo, pêssego, ameixa, caqui, citros e nogueira pecan. O evento foi promovido pela Secretaria de Agricultura e Epagri do município, com instruções do técnico Ivandro Vitor Moter, da Epagri de Pinhalzinho.
Segundo a extensionista rural da Epagri, Bruna Bastos, as frutíferas precisam ser manejadas e podadas desde o plantio. “Conduzir o pomar de forma correta facilita a colheita, a realização de tratamentos e a colheita de frutos maiores e mais saudáveis”, destaca Bruna.
A extensionista social da Epagri, Adriane Menin, ressalta a importância de fazer um bom planejamento do pomar doméstico. “Com a escolha das variedades adequadas, o agricultor pode colher frutas o ano todo, e com o excedente pode fazer sucos, doces ou compotas, garantindo assim alimentos saudáveis para a família”.
As extensionistas da Epagri agradecem a família Lorenzi pela receptividade e por disponibilizar sua propriedade para a realização das práticas.