Bom Jesus do Oeste recebe 30 mil em recursos para enfrenta a estiagem

BOM JESUS DO OESTE RECEBE 30 MIL EM RECURSOS PARA ENFRENTAR A ESTIAGEM

Em razão da grave estiagem em meados de 2020, foi Decretado Situação de Emergência no município de Bom Jesus do Oeste/SC, no mês de novembro do ano passado, o qual foi homologado posteriormente pelo Governo do Estado e Federal.

Diante disso, foi possível solicitar recursos através do sistema (S2ID) Sistema Integrado de Informações sobre Desastres da Defesa Civil em ações de resposta, solicitação de recursos.

Conforme o coordenador da Defesa Civil do município Vilmar Lubenow, foram repassados pelo Governo Federal recursos no valor de R$ 30 mil reais, que deverão ser utilizados somente com a aquisição de Diesel, conforme estabelece o Governo Federal, no enfrentamento a estiagem.

A Secretaria de Agricultura, realizou o transporte de água durante a estiagem a inúmeras propriedades do interior. Em parceria com a EPAGRI, também foram orientadas e realizadas proteções de fontes. As perdas nas lavouras foram diversas e quanto a isso não há muito o que fazer, mas água para consumo humano é possível amenizar com prevenção e utilização racional. Foram realizados diversos relatórios entre Secretaria de Agricultura, Epagri, Assistência social e Defesa Civil Municipal.

O Secretário de Administração Sidnei Luiz Walker, salienta que a previsão climática para os meses de maio e junho é de chuva abaixo da média, o que poderá trazer complicações novamente. Já estamos sofrendo com a falta de água em propriedades do interior. “A população deve se conscientizar quanto ao economizar água, investir em reservatórios para captação da água da chuva e recuperar e melhorar as fontes de captação”, finaliza o secretário. Estiveram presentes Secretário de Administração Sidnei Luiz Walker, Secretário de Agricultura e Meio Ambiente Vilmar Senhor, Coordenador Vilmar Lubenow e Fernando Melchior Assistente Técnico da Defesa Civil Municipal, Assistente Social Roseli Jandt e Bruna Bastos da Epagri.