Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste vem a público informar os ajustes nas atividades em virtude da ‘‘Paralisação dos Caminhoneiros’’. Segue um resumo do que está em andamento em cada setor.

Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste vem a público informar os ajustes nas atividades em virtude da ‘‘Paralisação dos Caminhoneiros’’. Segue um resumo do que está em andamento em cada setor do município.

Na manhã desta segunda-feira 28, o Prefeito Municipal Ronaldo Luiz Senger esteve reunido com os secretários Municipais, realizando uma avaliação para definir algumas prioridades, e saber da atual situação com o nosso município em a relação à paralisação.

Segundo o prefeito municipal foram definidas algumas prioridades. A primeira prioridade é a saúde. Para a manutenção das atividades e o atendimento aos pacientes ainda possuímos alguns veículos com combustível, sendo os veículos a diesel a Ducato e a ambulância, veículos que o combustível é a gasolina já estão sem. Em caso de urgência e emergência ainda temos condições de levar os pacientes. Segundo a secretária de saúde Roseni Bruxel até o dia de amanhã temos condições, somente os agendamentos de rotinas foram cancelados, por conta desta paralisação e não ter combustível necessário para estar levando nossos pacientes, e também os hospitais terem reduzido os seus atendimentos. Em relação aos medicamentos, ainda possuímos em estoque a maioria da demanda, faltando somente alguns tipos.
Quanto aos profissionais de outros municípios que trabalham na unidade de saúde, até amanha conseguem se deslocar até o município, após isso os mesmos estarão prejudicados em relação ao deslocamento até o município.
A segunda prioridade é a Educação, em conversa com a Secretaria de Educação Solange Bonni Debastiane, esta semana as aulas continuarão normais, pois os ônibus ainda possuem combustíveis. Em relação aos profissionais a maioria é do município e os profissionais de fora não possuem dificuldades de se deslocarem até o município até o presente momento. Sobre a merenda escolar existe um estoque que daria para essa semana, então na educação segue normalmente as aulas durante esta semana.
E a terceira prioridade seria com a Secretaria de agricultura e meio ambiente. Os trabalhos com a silagem, neste momento, possuem uma grande demanda e seguem esses trabalhos até que os estoques do combustível permitirem. Deixar claro aos produtores que se tiverem serviços de limpeza de silos nessas situações, neste momento não estaremos realizando.
Os serviços com as máquinas do DMER estão suspensos, para dar prioridade aos outros três setores saúde, educação e agricultura, e se preciso for será retirado combustível de outras máquinas do DMER para estarmos abastecendo veículos da saúde e educação. Os trabalhos somente voltarão ao normal após o desfecho da paralisação.
Prefeito ainda destaca, que em relação as perdas e conversando com o secretário Márcio Storck e também o responsável pela Defesa Civil do município Vilmar Lubenow, hoje o mais prejudicado seria o setor leiteiro, por conta dos caminhões não conseguirem recolher o leite e os produtores estarem jogando o leite fora. Suínos e aves até onde temos informações os caminhões estão conseguindo abastecer os aviários e chiqueirões, apesar da ração ser de qualidade um pouco baixa por ter mais milho, mas estão sendo abastecidos, sendo que não tiveram até o momento mortalidade de frangos e suínos em nosso município.
Segundo prefeito está aguardando que tudo se resolva para que os trabalhos se normalizem. No nosso entender a manifestação é legítima é uma situação que vem se alastrando e realmente com esse último aumento dos combustíveis os caminhoneiros e a população em geral se revoltaram e não viram outra alternativa a não ser a paralisação. Finaliza prefeito.

Fonte: Assessoria de Comunicação da prefeitura Municipal