Setembro Amarelo: Mês de prevenção ao suicídio

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA! SUA VIDA É IMPORTANTE!

Dados sobre suicídio

O suicídio é um importante problema de saúde pública, com impactos na sociedade como um todo. Segundo dados da Organização Mundial de Saúde – OMS, todos os anos, mais pessoas morrem como resultado de suicídio do que HIV, malária ou câncer de mama – ou guerras e homicídios.

Entre os jovens de 15 a 29 anos, o suicídio foi a quarta causa e morte depois de acidentes no trânsito, tuberculose e violência interpessoal. Trata-se de um fenômeno complexo, que pode afetar indivíduos de diferentes origens, sexos, culturas, classes sociais e idades.

Portanto, se você tem algum familiar, amigo que está passando por sofrimento psíquico importante e pensa em terminar com sua vida, acolha esta pessoa, sem julgar, não deixe ela sozinha, busque suporte profissional, ou ainda, se você está pensando em terminar com a sua vida, peça ajuda por meio das pessoas que você confia e evite se isolar, o que você sente é importante. Você é importante.

Sentir-se assim Não é drama, não é pra chamar atenção, nem é falta de Deus e muito menos frescura. Não importa onde nem em qual momento da vida você parou, sempre é possível recomeçar.

Toda pessoa tem alguns fatores protetivos e alguns fatores de risco para o suicídio, sendo assim várias medidas podem ser tomadas para aumentar os fatores de proteção e diminuir os fatores de risco.

Que podem ser:

• Aumentar o contato com os familiares e amigos;

• Buscar e seguir tratamento adequado para doença e/ou sofrimento mental;

• Envolvimento em atividades religiosas ou espirituais;

• Iniciar atividades prazerosas ou que tenham significado para a pessoa, com trabalho voluntário e/ou hobbies;

• Reduzir ou evitar o uso de álcool e outras drogas;

• Conversar com quem você confia;

• Prática de atividade física, contanto com a natureza, tomar sol, dentre outras.

Não se esqueça:

SE PRECISAR, PEÇA AJUDA! Sua vida vale muito!

No município você pode procurar ajuda, no Posto de Saúde, no CRAS e demais profissionais ou pessoas que você confia para lhe auxiliar na busca por suporte profissional adequado e fortalecimento da rede de apoio.