Prevenção e promoção da Saúde Auditiva na Infância no Ensino Municipal
Prevenção e promoção da Saúde Auditiva na Infância no Ensino Municipal
Crianças da Rede Municipal de ensino, participaram, de uma atividade lúdica e informativa sobre a saúde auditiva, ministrada pela Fonoaudióloga, Fátima Regina Desconsi.
Ter uma boa saúde auditiva na infância é muito importante para que a criança consiga se desenvolver corretamente. A audição faz parte do processo de comunicação dos pequenos com o mundo. Quando ela não acontece de uma forma correta, diversos outros pontos do progresso infantil podem ser afetados.
A criança pode ter dificuldade de entender as outras pessoas, de brincar com os amiguinhos, de aprender por meio de sons e de se comunicar utilizando a fala. Embora a saúde auditiva possa ser comprometida por uma predisposição genética, ações do dia a dia também podem afetar a qualidade de escuta da criança.
Num primeiro momento solicitamos que as crianças ficassem em silêncio e ouçam os sons ao seu redor. Após cada criança falou o som que ouviu. Em seguida foi contada a história. “O OUVIDO” de Ruth Rocha. Após a história as crianças foram orientadas quanto ao funcionamento da audição apresentando a figura da anatomofisiologia da audição.
Em seguida foi enfatizado os cuidados com a audição, abordando a correta limpeza do ouvido e evitando-se sons muitos altos. Orienta-se a limpeza com a ponta da toalha no pavilhão auricular (orelha externa), lembrando que a cera no ouvido não é sujeira, mas proteção.
Foi ressaltado que não se pode colocar objetos no canal do ouvido, podendo deixa-lo doente. Orientou – se as crianças para não ouvir música e televisão, em volume muito intenso, a utilização de walkmans e a competição sonora. As crianças foram orientadas que algumas pessoas apresentam perdas auditivas, necessitando de um aparelho especial para ouvir.