Secretaria Municipal de Saúde realizou o encontro dos Diabéticos

ENCONTRO DOS DIABÉTICOS

Foi realizado no dia 17 de fevereiro, nas dependências da Câmara de Vereadores, o encontro do grupo de diabéticos. A palestra realizada pelo Dr. Julio Recalde enfatizou que a Diabetes mellitus é o mais frequente distúrbio que envolve o metabolismo de carboidratos (açúcares) e é caracterizado pelo aumento da taxa de glicose no sangue, chamada hiperglicemia.

Enfatizou que a diabetes é uma doença grave pois, se mal controlada, pode ocasionar problemas vasculares nos olhos, nos nervos, nos rins e no coração. Estas consequências, porém, podem ser reduzidas com um controle sistemático da doença, feito principalmente por meio da manutenção das taxas de glicose no sangue dentro de certos limites, assim como do rastreamento das complicações crônicas, sempre sob orientação médica.

Durante sua palestra o profissional explicou que existem dois tipos principais de diabetes: Tipo 1, antigamente conhecido como juvenil, pois, em geral, se inicia em idades mais precoces; Tipo 2, o adulto e que representa a maior parte dos casos – perto de 90% -, sendo frequentemente associado à obesidade.

Os principais sintomas da diabetes são fome e sede exageradas, boca seca, grande aumento do volume urinário, cansaço excessivo, dores no corpo, perda de peso e menor resistência a infecções. No diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser muito leves e passarem despercebidos durante meses ou anos.   A dosagem de glicose no sangue, chamada glicemia (aleatória ou de jejum), é o exame usado para a triagem de Diabetes mellitus.

Quando a taxa apresenta-se de 100 a 125 mg/dL, a pessoa é portadora de glicemia de jejum inadequada, sendo então necessária a realização do teste oral de tolerância à glicose. Dois exames com resultados acima de 125 mg/dL confirmam o quadro de Diabetes mellitus. Fora do jejum, uma glicemia superior a 200 mg/dL, desde que na presença de sintomas de diabetes, também é suficiente para o diagnóstico.

O tratamento da diabetes depende do tipo associado. Nos casos do tipo 1 é utilizada a aplicação de insulina, várias vezes por dia. Já no tipo 2, o mais é indicado a medicação oral. Lembrou que em ambos os casos, é NECESSÁRIO fazer um controle da dieta, controle do consumo de carboidratos e açúcar e exercícios físicos que são importantes para reduzir o nível de glicose. Os diabéticos devem medir a glicose diariamente em casa, para fazer o controle.