Secretaria da Saúde realiza ações de prevenção da Dengue

SECRETARIA DA SAÚDE REALIZA AÇÕES DE PREVENÇÃO DA DENGUE

A secretaria municipal de saúde de Bom Jesus do Oeste e a Sala de Situação (Ações de combate à dengue) juntamente com as Agentes Comunitárias de Saúde realizaram nos meses de outubro e novembro atividades relacionadas à prevenção da dengue. Considerando a entrada no período de verão, onde a proliferação do mosquito Aedes aegypti é mais intensa, foi realizada vistoria via Droner.

No mês de outubro foi realizada a identificação dos locais de risco, sendo fotografados os locais e após identificados pelas Agentes de Saúde; iniciamos a etapa de visitas e orientações individuais nas residências.

Através da filmagem via droner foram identificados 43 locais de risco para proliferação do mosquito Aedes aegypti, dos quais a grande maioria era relacionada ao uso inadequado de lonas e pneus nas propriedades urbanas. Após a identificação dos locais as Agentes de Saúde juntamente com a Coordenadora da Sala de situação Enfermeira Rosemeri, realizaram visitas individuais nas residências. Na oportunidade foi orientado e coletado assinatura de ciência sobre a necessidade de adequação do local.

Semanalmente é realizada vistoria nas armadilhas e quando identificada a presença de larvas, estas são coletadas e encaminhadas para análise ao Lacen. No mês de novembro foi confirmada uma amostra com 10 (DEZ) larvas positivas. Ainda, como atividade programada pelo estado, a equipe de Vigilância da Dengue realizou o LIRAa – levantamento de índice Rápido para infestação do Aedes aegypti. Na oportunidade foram coletadas 12 amostras das quais ainda aguardamos resultado. Porém considerando a identificação visual das larvas, reforçamos a necessidade do comprometimento da população.

O mosquito Aedes aegypti necessita de local com acúmulo de água para depositar seus ovos, assim é imprescindível recolher todo e qualquer entulho, potes, frascos, pratos de vasos, lavar pelo menos a cada cinco dias os recipientes para água dos animais de estimação (com esponja e sabão) e também lonas que por ventura sirvam de cobertura à utensílios guardados no terreno , tampar caixas d’água e cisternas com tela e tampa bem vedada, verificar escoamento adequado de calhas e recolher todo recipiente que possa acumular água.

DENGUE TEM PREVENÇÃO – ELIMINE OS CRIADOUROS!!!!