PROJETO DE PAVIMENTAÇÃO BOM JESUS DO OESTE A MARAVILHA

O Prefeito Airton Reinehr de Bom Jesus do Oeste recebeu nesta quinta-feira dia 29 de agosto de 2013, a visita da Equipe responsável pela elaboração do Projeto de pavimentação asfáltica, da rodovia extraplano que ligara Bom Jesus do Oeste a Maravilha, sendo esta composta pelo o Engenheiro Alexandre Mosimann Silveira da Empresa Iguatemi Consultoria e Serviços de Engenharia Ltda, vencedora da licitação para elaboração do Projeto de Engenharia e do Engenheiro Saulo Santiago do Departamento Estadual de Infraestrura – Deinfra de Santa Catarina.

Os trabalhos de elaboração estão em execução e os engenheiros repassaram que o projeto deverá estar concluído em nove meses, a contar de 17 de junho de 2013, data da entrega da ordem de serviço à empresa pelo Departamento Estadual de Infraestrutura (Deinfra).

De acordo com os engenheiros, o projeto é feito em etapas sendo a primeira foi à contagem de trafego, considerada pré-análise onde foi realizado um diagnóstico da situação atual da rodovia dimensionando o número de usuários para que seja realizado um bom projeto.

Nesta segunda etapa, esta sendo desenvolvido o estudo de corredores, avaliando onde a rodovia irá passar, não obedecendo, necessariamente, o traçado já existente, podendo ter algumas variantes para melhorar o corredor.

Definindo o corredor, a obra vai para a terceira etapa, o projeto de engenharia propriamente dito. “Nessa etapa em que a equipe virá a campo com topografia, recolhimento de material para fazer sondagem, é o que chamamos de anteprojeto onde damos todas as soluções para o projeto”, explicam os engenheiros.

Com o projeto pronto, o Deinfra vai realizar uma consulta pública nos municípios de Bom Jesus do Oeste e Maravilha, onde a população é ouvida sobre o anteprojeto. Depois é que vem a quarta e última etapa, que consiste no detalhamento final do projeto de engenharia.

O Prefeito Airton Reinehr, Assessores da Prefeitura e os Engenheiros trataram também da situação da travessia urbana de Bom Jesus do Oeste, buscando alternativas e soluções para ter uma melhor trafegabilidade e segurança para a população local, usuários e veículos que trafegarão pela rodovia.

Na próxima semana o Prefeito Airton deverá ir a capital do estado Florianópolis e se reunir com o Secretario de Infraestrutura do Estado Valdir Cobalchini e Autoridades do Deinfra, para estudar a viabilização de um projeto que contemple a travessia urbana de Bom Jesus do Oeste. Sendo que esta parte necessita da elaboração de um projeto em separado, que depois será incluído na pavimentação deste trecho rodoviário.