A Secretaria Municipal da Saúde de Bom Jesus do Oeste informa a população sobre o quadro vacinal

Até a data de hoje dia 19.04.2021 foram vacinadas 496 pessoas com a primeira dose da vacina e 286 pessoas vacinadas com a segunda dose, na faixa etária de 62 a 90 anos ou mais.

Conforme Plano Nacional e Estadual na 1º Fase da vacinação foram vacinados os profissionais de saúde, idosos de 75 a 90 anos ou mais. Na 2º Fase da vacinação os munícipes com idades entre 60 a 74 anos.

Já para a 3º Fase de vacinação entram as pessoas com comorbidades que apresentam maior chance para o agravamento de doenças (portadores de doenças crônicas, cardiovasculares e outros), seguindo as orientações dos Planos de vacinação.

A Secretaria de Saúde informa que logo estará encerrando a 2º fase de vacinação em nosso município, sendo assim, necessitamos do levantamento estimado da população com doenças crônicas, nas faixas etárias de 18 a 60 anos.

Portanto, as pessoas com as comorbidades descritas abaixo devem apresentar receita do uso de medicações ou uma declaração médica que comprove sua condição para ter direito a vacina.

Pedimos assim, que essas pessoas entrem em contato com a Secretaria de Saúde. Descrição das comorbidades incluídas como prioritárias para vacinação contra a covid-19 Diabetes Mellitus Qualquer Indivíduo Com Diabetes Pneumopatias crônicas graves: Indivíduos com pneumopatias graves incluindo doença pulmonar obstrutiva crônica, fibrose cística, fibroses pulmonares, pneumoconioses, displasia broncopulmonar e asma grave (uso recorrente de corticoides sistêmicos, internação prévia por crise asmática)

. Hipertensão Arterial Doenças cardiovasculares:

• Insuficiência cardíaca (IC)

• Cor-pulmonale e Hipertensão pulmonar

• Cardiopatia hipertensiva

• Síndromes coronarianas

• Valvopatias

• Miocardiopatias e Pericardiopatias

• Doenças da Aorta, dos Grandes Vasos e Fístulas arteriovenosas

• Arritmias cardíacas

• Cardiopatias congênita no adulto

• Próteses valvares e Dispositivos cardíacos implantados