Gestão Municipal de bom Jesus do Oeste realiza reunião com profissionais de saúde

GESTÃO MUNICIPAL DE BOM JESUS DO OESTE REALIZA REUNIÃO COM PROFISSIONAIS DE SAÚDE

A Gestão Municipal de Saúde de Bom Jesus do Oeste, esteve reunida na tarde de quarta-feira dia 10 de março juntamente com todos os profissionais da Secretaria Municipal de Saúde.

Na oportunidade foram apresentadas informações relativas à Portaria nº 2.979 de 12 de novembro de 2019 que instituiu o Programa Previne Brasil, que estabelece novo modelo de financiamento de custeio da Atenção Primária à Saúde – APS no âmbito do Sistema Única de Saúde – SUS. Também foram apresentadas informações sobre as principais mudanças implementadas pelo programa Previne Brasil, principalmente no que refere ao Modelo Misto de Financiamento que é composto por: Capitação Ponderada, Pagamento por Desempenho e Incentivo para Ações Estratégicas.

A Capitação Ponderada é baseada no cadastro da população no Sistema de Informações da Atenção Básica – SISAB e leva em consideração além da população cadastrada na equipe da ESF, o Perfil Demográfico por faixa etária da população cadastrada na ESF e a Classificação Geográfica do município definida pelo IBGE.

O Pagamento por Desempenho leva em consideração os resultados alcançados pelas equipes credenciadas e cadastradas no SCNES baseados nos Indicadores de Saúde.

O Incentivo para Ações Estratégicas contempla o custeio de programas que são de livre adesão do município.
Nesta reunião o Prefeito Airton Antônio Reinehr se fez presente e destacou o reconhecimento da Administração pelo trabalho realizado pelos profissionais de saúde, principalmente no enfrentamento da Pandemia da COVID-19 e se colocou à disposição o que for necessário objetivando a melhoria da qualidade dos serviços prestados à população.

A Secretária Municipal de Saúde Lúcia Fuzinatto destaca a importância da qualificação e do trabalho em equipe para a qualificação do processo de Trabalho na Atenção Primária à Saúde para a melhoria nas condições de trabalho dos profissionais de saúde e também dos serviços prestados à população.