Administração Municipal segue investindo no incentivo e fortalecimento da agricultura familiar

ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL SEGUE INVESTINDO NO INCENTIVO E FORTALECIMENTO DA AGRICULTURA FAMILIAR

Produtor recebe incentivo e investe na propriedade.

A Administração Municipal vem cada vez mais investindo no incentivo da agricultura familiar, incrementar a renda do produtor rural, diversificar a produção local, geração de empregos e melhoria na arrecadação, estes são os objetivos da administração que vem oferecendo incentivos para instalação de aviários no município de Bom Jesus do Oeste.

O prefeito Ronaldo Luiz Senger e o Secretário de agricultura e meio ambiente Márcio Storck, na semana passada estiveram visitando a propriedade do produtor rural Sr. Ildo Liberali, morador da Linha Lageado das Flores, que está ampliando a produção avícola em sua propriedade. Ele e sua família já possuíam um aviário e, agora, estão inaugurando um mais moderno com tecnologia propiciando mais conforto e bem estar animal.

O novo aviário tem 150 metros X 14 metros, com capacidade de produção de até 28 mil frangos alojados, passando a produção de sua propriedade com os dois aviários o total de 40 mil frangos, totalizando um investimentos de R$ 550.000,00 (quinhentos e cinquenta mil reais).

O produtor recebeu incentivo da Administração Municipal, com base na Lei Municipal nº 1082/2017 “Propriedade Organizada” incentivo e fomento ao desenvolvimento no setor da agricultura, pecuária e atividades congêneres no município, visando o desenvolvimento econômico-social, especialmente aos que venham ampliar a renda e dignidade do agricultor e sua família, evitando o êxodo rural. De acordo com a Lei Municipal o agricultor tem direito ao bônus de 12 reais o m2 (metro quadrado) de edificação para a construção de aviários, pocilgas, compost barn e free stall. E também abertura de valas para escoamento da água da chuva e construção de cisternas além do melhoramento no acesso ao local, com cascalhamento e compactação, desde que o agricultor cumpra com os requisitos exigidos pela lei.

Segundo o Secretário da Agricultura Márcio Storck, a Administração Municipal e a Secretaria apoiam e se colocam a disposição para o suporte técnico aos agricultores que queiram investir e ampliar seus negócios no município.

O Prefeito Ronaldo Luiz Senger, destaca que busca não só dar condições para que o produtor possa escoar sua produção, através da recuperação das estradas, como também incentivos através do programa propriedade organizada que dá várias alternativas no fomento ao desenvolvimento no setor da agricultura. É também fomentar a diversificação da produção agrícola, viabilizando desta forma a pequena propriedade para permanência das famílias no meio rural, além desses incentivos estar proporcionando um bom retorno para as famílias do campo, frisa Senger.