Profissionais da Saúde participam de capacitação sobre “Diagnóstico e tratamento à Hanseníase”

PROFISSIONAIS DA SAÚDE PARTICIPAM DE CAPACITAÇÃO “SOBRE DIAGNÓSTICO E TRATAMENTO Á HANSENÍASE”

 

Nesta quarta-feira (07) de agosto, acontece uma importante capacitação relacionada à “Hanseníase”. Profissionais da Saúde do município estiveram participando desta capacitação na cidade de Maravilha, auditório da AMERIOS, visando ampliar a atenção integral aos usuário e consequentemente identificar possíveis riscos para Hanseníase.

A Hanseníase é oficialmente conhecida desde 1976, porém é uma das doenças mais antigas na história da medicina. É causada pelo bacilo de Hansen, o Mycobacterium leprae: um parasita que ataca a pele e nervos periféricos, mas pode afetar outros órgãos como o fígado, os testículos e os olhos.

Os sinais e sintomas mais frequentes da hanseníase são:
• Manchas esbranquiçadas, avermelhadas ou amarronzadas, em qualquer parte do corpo, com perda ou alteração de sensibilidade térmica (ao calor e frio), tátil (ao tato) e à dor, que podem estar principalmente nas extremidades das mãos e dos pés, na face, nas orelhas, no tronco, nas nádegas e nas pernas.
• Áreas com diminuição dos pelos e do suor.
• Dor e sensação de choque, formigamento, fisgadas e agulhadas ao longo dos nervos dos braços e das pernas.
• Diminuição sensibilidade e/ou da força muscular da face, mãos e pés, devido à inflamação de nervos, que nesses casos podem estar engrossados e doloridos.
• Caroços (nódulos) no corpo, em alguns casos avermelhados e dolorosos.

Alguns sintomas como febre, edemas e dor nas juntas, entupimento, sangramento, ferida e ressecamento do nariz, inchaço de mãos e pés, úlceras de pernas e pés e ressecamento nos olhos podem ser sinais da presença do Bacilo de Hansen e merecem avaliação clínica para descarte de caso.

Santa Catarina teve diagnosticados 117 casos novos no ano de 2017. O que mais preocupa é o fato que 18,3% dos casos são descobertos somente a partir do grau II da doença, período em que já são conferidas deformidades anatômicas e perda de função.

A Hanseníase quando não diagnosticada e tratada em tempo hábil causa graves sequelas ao organismo.
Fique atento! Se perceber algum desses sintomas ou tem história familiar de pacientes infectados, procure a Unidade de Saúde para solicitar avaliação do caso.

 

Secretaria de Saúde, Bom Jesus do Oeste – ESF/AB

 

Fonte: Administração Municipal de Bom Jesus do Oeste/SC