Diretora de Cultura participou do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura

DIRETORA DE CULTURA PARTICIPOU DO IX FÓRUM CATARINENSE DE GESTORES MUNICIPAIS DE CULTURA

Nos dias 8, 9 e 10 de maio a Diretora de Cultura, Diva Baron Sandmann, esteve participando do IX Fórum Catarinense de Gestores Municipais de Cultura na cidade de Garopaba. O evento promovido pela Federação Catarinense de Municípios (FECAM), pelo Conselho de Gestores Municipais de cultura (CONGESC).

O objetivo do evento foi proporcionar a integração das regiões catarinenses, além de promover o debate das políticas públicas do setor cultural, além disso, foi apresentado palestras e oficinas entre elas: novas diretrizes de políticas públicas para a cultura; O papel parlamentar frente à gestão das políticas de cultura; Conferência de abertura- cultura criativa & cidades bússulas para um mundo de transformação; Indicadores culturais da Santa Catarina e mapa de cultura; Lançamento estadual de cinema infantil; Orientações para o processo eletivo do conselho estadual de cultura CEC; Integração e apresentações culturais locais e de outros municípios.
Na oportunidade foi realizado cinco oficinas, que proporcionaram entrosamento entre as regiões catarinenses.

A Diretora de Cultura Diva Baron Sandmann, destaca que na oportunidade, foi redigida a carta de Garopaba 2019, onde todos participantes puderam expor e debater seus anseios para ampliar o diálogo entre os governos Federal, Estadual e Municipal, com o objetivo de fortalecer as ações de programas já existentes e com sugestões de novas políticas públicas ao setor que mais emprega e gera receita ao município e ao Estado. Outro ponto alto das oficinas foi o plano municipal de cultura que cabe a cada município fazê-lo a cada 4 anos juntamente com a sociedade civil e colocá-lo em prática, dentre a regulamentação da PL para o financiamento da cultura, bem como criação de fundos para este importante setor que vem se destacando a cada ano.

“Um povo que integra suas diferentes culturas, respeita sua história e fortalece seus cidadãos”.

Fonte: Administração Municipal Bom Jesus do Oeste/SC