Projeto Sanitarista Junior

PROJETO SANITARISTA JUNIOR

O projeto está sendo promovido no município pela Companhia Integrada de Desenvolvimento Agrícola de Santa Catarina- Cidasc, em parceria com a Secretaria de Educação de Bom Jesus do Oeste e será aplicada para os alunos do 3º 4º e 5º ano do ensino fundamental e tem por objetivo formar agentes multiplicadores da defesa agropecuária, através de consciência sanitária dos alunos, criando profissionais e consumidores mais preparados e exigentes.

Os alunos e professores receberam o primeiro contato com o projeto e assistiram a uma palestra ministrada por profissionais médicos veterinários da Cidasc, Mateus Doacir Girardello e Raquel Dettmer Schardon na última quinta-feira 21/03 nas dependências da Escola Municipal Professor Albano Borre.

As aulas, que envolvem saídas de campo, vídeos ilustrativos e contato direto com profissionais da área, ainda são estruturadas com o uso de material didático próprio, abordando temas como bem-estar animal, doenças e pragas, formas de prevenção e ações voltadas à preservação do meio ambiente, otimização de recursos naturais, uso consciente de agrotóxicos, entre outros.
Integrando o conhecimento sistematizado e a realidade dos atores sociais envolvidos, o Projeto Sanitarista Junior torna-se instrumento que leva a um processo de sensibilização e consciência ambiental, permitindo às crianças desenvolverem valores e competências fundamentais para o pleno exercício da cidadania.

As crianças, por meio das vivências do projeto, tornam-se multiplicadoras das ações de defesa e passam a contar com a Cidasc como parceira nas melhorias da produção e qualidade de vida no campo.

“A criança desde cedo deve ser estimulada a criar uma consciência crítica e participativa, resultando em ações efetivas nas ações de saúde animal, vegetal, ambiental e segurança alimentar, com isso o trabalho de defesa agropecuária é formado desde a infância’ constata a médica veterinária, Raquel Dettmer Schardong.