Enfermeira da Unidade de Saúde juntamente com o Usuário Bruno Zimmermann participaram de um evento sobre o cuidado a pacientes estomizados.

Na quarta feira dia 19 de setembro, a Enfermeira Rosemeri Basso juntamente com o Usuário Bruno Zimmermann estão participando de um evento sobre o cuidado a pacientes estomizados, em São Miguel do Oeste. A enfermeira afirma que “todo usuário deve se comprometer com sua saúde, sendo o paciente o primeiro a querer buscar o conhecimento sobre suas necessidades e limitações”. Oportunizar e facilitar o acesso é nossa função enquanto profissionais da saúde pública.
Estoma é uma palavra de origem grega que significa “abertura”, “orifício” Do ponto de vista cirúrgico, refere-se à abertura feita na parede abdominal por meio de colostomia, ileostomia, ou ainda, abertura entre duas porções do intestino em uma anastomose. Os nomes dos diversos tipos de estomas realizados em pacientes com câncer resultam da associação do nome do órgão exteriorizado com a palavra estomia ou ostomia.
Após um período de adaptação, as pessoas estomizadas podem levar uma vida normal, devendo apenas respeitar alguns pontos fundamentais para conseguir a segurança de que necessitam.
Assim proporcionar conhecimento e autonomia favorece a aceitação maximizando as condições de vida normal do usuário. Humanizar o cuidado e usar de empatia são essenciais.

Fonte: Assessoria de Comunicação da prefeitura Municipal

Charlaine Kreuz.