Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo iniciou nesta segunda-feira

VACINAÇÃO CONTRA A POLIOMIELITE E O SARAMPO INICIOU NESTA SEGUNDA-FEIRA

Iniciou nesta segunda-feira (06), a Campanha Nacional de Vacinação contra a Poliomielite e o Sarampo, em todo o Brasil.

De acordo com a secretária de Saúde de Bom Jesus do Oeste, Roseni Bruxel, a equipe da sala de vacinas da secretaria está organizada para atender a meta de 96 crianças do município, com idade de um ano até quatro anos, 11 meses e 29 dias. Durante a semana, a Unidade de Saúde, terá o atendimento das 7:30h às 11:30 e das 13:00 ás 17h.

A campanha se estende até o dia 31 de agosto, com a realização do Dia D, no sábado (18), na Unidade de Saúde, com atendimento das 8h às 16:30h sem fechar ao meio dia.

Roseli destaca que os pais ou responsáveis devem ir até o posto de saúde durante a semana e, no dia D, e levar consigo o Cartão SUS e a caderneta de vacinação da criança para registro e avaliação do setor.

Poliomielite e Sarampo

A poliomielite é uma doença infectocontagiosa viral aguda e acomete em geral os membros inferiores. A transmissão corre por contato direto, via fecal-oral, objetos, alimentos e água contaminados com fezes de doentes ou portadores, ou ainda por gotículas ao falar, tossir ou espirrar. Desde 1990 não são registrados casos da doença no Brasil, mas é necessário controlar e prevenir.

Já o sarampo é uma doença infecciosa que pode evoluir para complicações e óbito, particularmente em crianças desnutridas e menores de um ano de idade. A transmissão também ocorre de pessoa para pessoa, por meio de secreções respiratórias. Surtos de sarampo no país foram registrados no país em 2015, nos estados do Ceará, São Paulo e Roraima. Em Santa Catarina, o último caso confirmado foi em 2013, em Florianópolis.

Fonte: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal de Bom Jesus do Oeste

imprensa@bomjesusdooeste.sc.gov.br