A Secretaria Municipal de Assistência Social, Conselho Municipal dos direitos da criança e adolescente, Conselho Tutelar e CRAS conscientizam sobre o combate ao abuso sexual á crianças e adolescentes.
SECRETARIA MUNICIPAL DE ASSISTÊNCIA SOCIAL, CONSELHO MUNICIPAL DOS DIREITOS DA CRIANÇA E ADOLESCENTE, CONSELHO TUTELAR E CRAS CONSCIENTIZAM SOBRE O COMBATE AO ABUSO SEXUAL Á CRIANÇAS E ADOLESCENTES.
A Secretaria Municipal de assistência Social, Conselho Municipal dos Diretos da Criança e Adolescente, juntamente com o Conselho Tutelar e CRAS do Município de Bom Jesus do Oeste realizaram neste dia 18 de maio (sexta-feira), a Campanha “Faça Bonito” – proteja nossas crianças e adolescentes”, em alusão ao dia 18 de Maio que foi instituído como o Dia Nacional de Combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes.
Foram realizadas oficinas com o tema “Abuso e Violência Sexual contra crianças e adolescentes ministrada pela Pedagoga Alda Detofol, nas Escolas Municipal e Estadual, onde aconteceu um bate papo com os alunos e entregue adesivos da campanha. O Conselho Tutelar com o apoio da Policia Militar, juntamente com os demais organizadores realizaram um pedágio de conscientização na rótula em frente a Cooperativa. O objetivo é conscientizar a população. “Todos precisam estar cientes da importância de caminharmos juntos contra a impunidade, contra o silêncio, contra a violência”.
A iniciativa tem o intuito de chamar a sociedade para assumir a responsabilidade de prevenir e enfrentar o problema da violência sexual praticada contra crianças e adolescentes. A campanha tem como símbolo uma flor amarela, como uma lembrança dos desenhos da primeira infância, além de associar a fragilidade de uma flor com a de uma criança.
18 de Maio – a escolha da data é uma lembrança a toda a sociedade brasileira sobre a menina sequestrada em 18 de maio de 1973, Araceli Cabrera Sanches, então com oito anos, quando foi drogada, espancada, estuprada e morta por membros de uma tradicional família capixaba. Muita gente acompanhou o desenrolar do caso, poucos, entretanto, foram capazes de denunciar o acontecido. O silêncio de muitos acabaria por decretar a impunidade dos criminosos. Sua morte, contudo, ainda causa indignação e revolta. O Dia Nacional de combate ao Abuso e a Exploração Sexual de Crianças e Adolescentes vem manter viva a memória nacional, reafirmando a responsabilidade da sociedade brasileira em garantir os direitos de todas as suas Aracelis.
Prevenção- A melhor maneira de se combater a violência sexual contra crianças e adolescentes é a prevenção. É necessário um trabalho informativo junto aos pais e responsáveis, a sensibilização da população em geral, e dos profissionais das áreas de educação e jurídica, com a identificação de crianças e adolescentes em situação de risco, e o acompanhamento da vítima e do agressor.
Denúncias – As Conselheiras Tutelares salientam que as denúncias podem ser feitas diretamente ao Conselho Tutelar pelo telefone no horário de expediente (49) 3363-0177. A comunidade também pode entrar em contato através do celular de plantão (49) 984377735, que funciona 24h sempre com uma conselheira de sobreaviso para atender a população em casos de urgências. Ou no Disque Denúncia Nacional número 100.
Fonte: Charlaine Kreuz responsável pela Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal.