Conscientização sobre Autismo é trabalhada na Escola Municipal.

Foi realizado no dia 02 de Abril, dia mundial da conscientização do autismo, na Escola Municipal Professor Albano Borre em Bom Jesus do Oeste uma conversa com todos os alunos de 1º ao 5º ano intitulada “TODOS UNIDOS CONTRA O PRECONCEITO”.

Inicialmente foi trabalhado o tema através da música “ninguém é igual a ninguém” que trata sobre as diferenças. Após através de um vídeo educativo sobre autismo, o tema até então não muito conhecido foi apresentado aos alunos.

Tal conversa teve como base a aceitação, o respeito e também esclarecimentos sobre a condição de ser autista. “Não dá para se pensar em inclusão se a questão em pauta não for discutida de maneira natural com nossos alunos”, afirma a coordenadora do ensino fundamental Fabiane Brambilla Nascimento, que coordenou esse momento.

Precisamos aproveitar essas oportunidades para esclarecer para nossos alunos esses temas nem sempre conhecidos por eles. Essas oportunidades e necessidades são subsídios para a escola trabalhar seu plano de escolaridade, já que a instituição, é por excelência um espaço de relação, de construção de autonomia, de resolução de problemas e de aprendizagem”. Para além da relação professor aluno, as estratégias inclusivas devem acionar toda a comunidade escolar e os familiares dos estudantes. “É importante garantir momentos para que todos discutam a questão e possam pensar de forma conjunta ações concretas para que a inclusão aconteça”.