Plano Municipal de Educação (PME) foi apresentado em Audiência Pública.

PLANO MUNICIPAL DE EDUCAÇÃO (PME) FOI APRESENTADO EM AUDIÊNCIA PÚBLICA.

A Comissão Coordenadora e Equipe Técnica do Plano Municipal de Educação (PME) do Município de Bom Jesus do Oeste juntamente com a Secretaria de Educação realizou na tarde de terça-feira (27), no auditório da Câmara Municipal de Vereadores, audiência pública que trouxe como abordagem o Relatório de Avaliação do PME, realizada no período de 2015 a 2017. A Secretária de Educação Solange Andréa Bonni de Bastiani, declarou aberta a Audiência Pública e agradeceu a presença de todos. “É muito importante avaliarmos nossa educação juntos, em comunidade, para que os anos vindouros sejam ainda melhores para o aprendizado de nossos alunos”, disse.
Participaram desta etapa, representantes do poder público, segmentos educacionais, setores sociais, entidades que atuam na área da educação, educadores e comunidade disposta a contribuir para a melhoria da educação. Também estiveram presentes Vice-Prefeito Municipal Ivonir José Santolin, Vice-Presidente do Poder Legislativo Antonio Nascimento, Vereadora Eleni Pereira Schmitt. Na oportunidade o Vice-Prefeito fez seu pronunciamento, justificando a ausência do Prefeito Municipal o qual está em viagem a Capital Estadual em função de visitas a parlamentares e ao BADESC, com objetivos de liberação de recursos ao município, ressaltou sobre a importância da Audiência Pública do Plano Municipal de Educação, que dá ciência à população Bomjesuense sobre a realidade que existe e a realidade que se almeja para a melhoria do sistema educacional no município. O objetivo do gestor público, da população e de todos os envolvidos direta e indiretamente nesse sistema, ofertar, cada vez mais, melhores condições para a evolução do sistema educacional, finaliza.
No encontro foi apresentada a avaliação do Plano, elaborada pela Equipe Técnica de Monitoramento e Avaliação do Plano Municipal de Educação e validado pela Secretária Municipal de Educação Solange Andréa B. de Bastiani e Comissão Coordenadora.
O ciclo de avaliação acontece a cada dois anos e é previsto pela legislação, com base nos indicadores do Ministério da Educação (MEC). A Secretaria de Educação realiza o monitoramento e a avaliação das metas e estratégias traçadas, em conjunto com a equipe técnica e a comissão coordenadora. Tais metas foram definidas a partir da iniciativa do MEC, onde passou a ser realizada a construção ou adequação do PME em todos os municípios brasileiros.
O PME de Bom Jesus do Oeste, de acordo com a Lei nº969/2015 de 23 de junho de 2015, que traçou metas para os próximos 10 anos na educação. Dentre elas está a erradicação do analfabetismo, universalização do atendimento escolar, superação das desigualdades educacionais, melhoria na qualidade da educação, entre outros.
“Este é um passo muito importante para o nosso município. A partir das metas traçadas podemos desenvolver ações que condizem com a realidade de cada município o que traz uma melhora efetiva na educação. A audiência, desenvolvida de maneira analítica e propositiva, oportuniza a contribuição de todos”, enfatiza a Secretária de Educação, Solange Andréa Bonni de Bastiani.

O que é o PME?
O Plano Municipal de Educação norteia todo o planejamento da educação de cada município que deve ser realizado com participação do governo e da sociedade civil. É um documento que contém objetivos, metas e ações propostas a curto, médio e longo prazo, para a educação no município num período de dez anos. O plano engloba todo o sistema de ensino, tanto as escolas estaduais, municipais e particulares. Tem como objetivo responder as necessidades educacionais do município, tendo em vista a melhoria na qualidade da educação em todo o sistema de ensino de forma participativa.

Fonte/imagens: Assessoria de Comunicação da Prefeitura Municipal responsável Charlaine Kreuz