EPAGRI, divulgou os resultados alcançados nos anos de 2014 a 2017, e os projetos desenvolvidos no Município de Bom Jesus do Oeste/SC.

Na quinta feira 28, nas dependências da Câmara de Vereadores de Bom Jesus do Oeste/SC, aconteceu a reunião onde a Epagri local realizou a divulgação dos resultados alcançados nos anos de 2014 a 2017 os projetos desenvolvidos no Município. O evento contou com a presença do Prefeito Municipal, vice-prefeito, Legisladores do Município, lideranças municipais, representantes de entidades, e comunidade em geral.

A apresentação foi realizada pelas extensionistas Bruna Bastos e Adriane Menin.

A Finalidade da reunião foi definir as prioridades de trabalhos da Epagri no Município para o planejamento Plurianual 2018-2021, planejamento das atividades nas áreas; econômica, social e ambiental, para a sustentabilidade da agricultura familiar.

Foram apresentadas as linhas gerais de trabalho da Epagri, Projeto pecuária, projeto apicultura, projeto de desenvolvimento e sustentabilidade ambiental, projeto capital humano e social, projeto gestão de negócios e mercados, projeto aquicultura e pesca, projeto horticultura.

Tendências para a agricultura: maior preferência do consumidor por alimentos saudáveis; oportunidade  de nichos de mercado para produtos diferenciados; demanda por produtos que permitem a economia de tempo e esforço dos consumidores; fortalecimento dos mercados locais/regionais através de circuitos alternativos de comercialização; uso de ferramentas de controle da segurança, dos alimentos (contaminantes químicos e biológicos); consumidor mais esclarecido e preocupado com a origem dos alimentos (rastreabilidade); maior preocupação com a conservação de solo e água; sistemas produtivos mais eficientes; ferramentas de gestão para subsidiar as tomadas de decisão; maior escolaridade e profissionalismo dos agricultores; melhoria da eficiência energética e desenvolvimento de novas fontes de energia; automação dos sistemas produtivos.

Resultados do trabalho no Município de Bom Jesus do Oeste 2014/2017; atendimentos 1.218; visitas 722; oficinas 171; cursos 3; reuniões 64; encontros 39; palestras 4; excursões 2; seminário 2; treinamentos 3.

Destacar que o município de Bom Jesus do Oeste/SC, ainda tem na agricultura sua maior fonte de renda, e para atender bem os nossos agricultores vamos trabalhar em parceria com as entidades, como a Epagri e outras do município”.