PARCERIA COM MUSEU HISTÓRICO DE PINHALZINHO, REALIZARAM PROJETO DE CONTAÇÃO DE HISTÓRIA.

A Secretaria de Educação de Bom Jesus do Oeste, em parceria com o Museu histórico de Pinhalzinho, realizaram projeto de contação de história. O projeto foi desenvolvido junto à biblioteca Pública Municipal.

Com o intuito de demonstrar aos alunos de como as crianças antigamente brincavam, de como era no tempo dos seus pais e avós, quando a tecnologia ainda não existia, escolhemos o tema “brincadeiras antigas”, tema este que traz inúmeras formas de brincadeiras saudáveis e que desenvolve na criança a sua criatividade. De certa forma, a tecnologia e também a violência restringiram as brincadeiras e faz com que as crianças fiquem horas e horas na frente do computador ou mesmo da televisão. Jogos eletrônicos estão sendo o meio mais utilizado pelas crianças e jovens, pois ficam ocupados em passar fases e vencer obstáculos, disputar corridas alucinantes, tudo isto colabora para com que a criança não saia do lugar, e assim ficam cada dia mais sedentárias, comenta a Secretária de Educação Cultura e Esporte, Solange Bonni de Bastiani.

O objetivo principal do projeto foi resgatar valores, socializar brincadeiras que eram realizadas no passado e tornar as crianças mais solidárias e participativas. A contação de história foi realizada pela professora  Fabiane Morandini e bibliotecária Eleni Schmitt, para os alunos do Jardim de Infância Chapeuzinho Vermelho e Escola Municipal Professor Albano Borre.

O museu de Pinhalzinho concedeu o Barquinho Amarelo e vários brinquedos, como carrinhos de madeira, carrinhos de rolimã, bonecas de pano, petecas, jogo das cinco Marias e muito mais… As crianças puderam visitar e conhecer o espaço, ouvir histórias e também cantaram, pularam, dançaram, desenharam e brincaram.