Prefeito de Bom Jesus do Oeste esteve na capital federal reivindicando recursos para o município

O prefeito municipal de Bom Jesus do Oeste, Airton Antônio Reinehr acompanhados do vice-prefeito Elton Henrique da Silva, secretário de Obras Ivo Schmitt, estiveram em viagem à Brasília, de 31 de agosto à 3 de setembro, em busca de liberação de verbas para o município.

Houve visita à ministérios, senadores, deputados federais de Santa Catarina, com objetivo de conseguir verbas para o município de Bom Jesus do Oeste. “Os orçamentos anuais que os deputados federais e senadores recebem para indicação de emendas parlamentares é de R$ 16 milhões, porém, em virtude da crise no país, essa receita cairá pela metade. Além disso, 50% do total desse valor, deve por obrigatoriedade ser destinado à área da saúde”, relata o prefeito.

Acompanhados do deputado federal Celso Maldaner (PMDB -SC), o prefeito participou no Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), em Brasília, de uma audiência com a chefe de gabinete do ministro Patrus Ananias, Fernanda Machiavelli, na pauta do encontro, a liberação de recursos para o município.

Além disso, na quarta-feira (2), aconteceu uma audiência com o ministro da Saúde, Arthur Chioro, para a liberação de recursos de emendas parlamentares já indicadas junto ao ministério para investimento nos hospitais e nas unidades de saúde dos municípios catarinenses, entre outras ações. O município de Bom Jesus do Oeste possui recursos federais pendentes e aguarda a liberação.

Através do deputado federal Celso Maldaner (PMDB-SC), está quase acertado uma retro escavadeira, no valor de R$ 250 mil, com R$ 6 mil de contrapartida do município. Os recursos são do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Além disso, a administração aguarda equipamentos para o setor agrícola, uma emenda indicada pelo do ex-senador Casildo Maldaner (PMDB-SC), que é uma mini carregadeira. Além destes uma emenda do Senador Dário Berger (PMDB –SC) no valor de R$ 100.00,00, estes recurso será para aquisição de uma semeadeira de plantio direto e uma colhedora de forragens.

No FNDE – Fundo Nacional da Educação o prefeito Airton com o deputado federal Pedro Uczai (PT- SC), verificarão as pendencias relacionadas para o início das obras de construção da nova escola no valor de R$ 1.022.000,00 que deverá começar em breve.

Ainda o prefeito estive verificando a liberação de recursos do Ministério das Cidades para pavimentação asfáltica e passeios públicos, sendo R$ 350.000,00 do ex-senador Casildo Maldaner (e R$ 250.000,00 do ex-senador Luiz Henrique da Silveira. Estes projetos já forram inclusive licitados pelo município, apenas aguardando a liberação do dinheiro para iniciar as obras.

Segundo prefeito Airton, uma das prioridades também é a revitalização da Praça Municipal. “Temos cadastrado no Ministério do Turismo, uma proposta para a revitalização da praça, mas a gente sabe dos problemas de cortes de gastos e a falta de dinheiro por parte do governo federal, gostaríamos de fazer com recursos próprios, como os valores são altos e a situação não permite realizarmos esta obra somente com recursos próprios”, explica.

O prefeito prevê uma próxima viagem à capital federal em novembro, onde serão discutidas as metas para 2016.