BOM JESUS DO OESTE RECEBE PRÊMIO MUNICÍPIO SUSTENTÁVEL

Foram anunciados no dia 12 de fevereiro os ganhadores do Prêmio Município Sustentável 2014, promovido pela Federação Catarinense de Municípios (Fecam). A entrega dos troféus ocorreu durante o segundo dia do XII Congresso Catarinense de Municípios no Centro Sul, em Florianópolis, onde 293 municípios concorreram.

Na categoria Evolução do Índice Geral, Bom Jesus do Oeste ficou entre os cinco municípios ganhadores, com o IDMS 2014 – Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – de 16,44%. Os municípios premiados foram:

1º lugar Sangão (21,52%),

2º lugar Alto Bela Vista (19,38%),

3º lugar Sul Brasil (18,50%),

4º lugar Siderópolis (18,39%) e,

5º lugar Bom Jesus do Oeste (16,44%).

Essa é a primeira edição do prêmio, criado pela FECAM em parceria com as 21 Associações de Municípios de Santa Catarina. A premiação utilizou como parâmetro o Sistema do Índice de Desenvolvimento Municipal Sustentável – SIDMS, da FECAM, e tem por objetivo valorizar os municípios que possuem os melhores indicadores, incentivando a cultura do planejamento, monitoramento e da formulação de políticas públicas baseadas nas informações estruturadas que integram o sistema. Visa ainda estimular os municípios a elevarem o nível dos seus indicadores, possibilitando que ao longo dos anos haja o avanço no desenvolvimento sustentável municipal.

O prêmio é dividido em quatro categorias nas quais são considerados os municípios destaques nos índices estadual, geral e regional, e em políticas públicas nas áreas sociocultural, econômica, ambiental, político-institucional, educação, saúde, cultura, habitação, participação social, gestão pública e finanças públicas. No total foram entregues 42 troféus.

O objetivo do IDMS é possibilitar que os municípios utilizem o Sistema como uma ferramenta de monitoramento dos indicadores e de planejamento das políticas públicas voltadas para o desenvolvimento sustentável.

Esse prêmio engrandece o município e a região pela importância e destaque a nível Estadual.

Fonte:  Fecam – Federação Catarinense de Municípios.