Curso de Bovinocultura Leiteira para Jovens Rurais de Bom Jesus do Oeste

A Empresa de Pesquisa Agropecuária e Extensão Rural de Santa Catarina (Epagri) e a Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, com o apoio do CRAS, Cooperativa Itaipu, Sicoob, Aurora Alimentos, Laticínios Horizonte, Laticínios Tirol e Cidasc iniciaram o curso de bovinocultura leiteira para 23 jovens rurais do município de Bom Jesus do Oeste.

O primeiro encontro do grupo foi realizado nesta quinta-feira (23) de março, sendo que na parte da manhã foi iniciado com a abertura do curso com a presença de autoridades e representantes das entidades parceiras e logo após o Extensionista Rural da Epagri – Engenheiro Agrônomo Jean Pierre Pilger apresentou o conteúdo programático do curso e ministrou a palestra com o tema “Proposta da Epagri para Produção de leite em Santa Catarina”.

Na parte da tarde o grupo visitou a Unidade de Referência Tecnológica em Bovinocultura Leiteira do Sr. Udo Kuttner, no município de Cunha Porã.

Conforme o Gerente Regional da Epagri Mircon Frühauf, destaca que a capacitação objetiva formar um espaço de encontro para a juventude, que visa estudar os princípios da área técnica, gerencial, ambiental, humana e social. “Estamos através desta grande parceria proporcionando este curso para discutir o futuro e construir propostas para o desenvolvimento da agricultura, com renda e qualidade de vida, permitindo assim a sucessão familiar através destes jovens”, finaliza Mircon.

Segundo o Prefeito em exercício, Ivanor Belolli em seu pronunciamento falou da importância da capacitação e parabenizou e agradeceu a todos os envolvidos. Ressaltou que o produtor rural é uma classe que nos dá muito orgulho, pela determinação e pela forma com que desenvolvem este trabalho no campo. “Estamos firmes no objetivo de promover o fortalecimento, inovação, competência e valorização do produtor rural. É muito importante que a classe da agricultura continue sendo ouvida, defendida e mais valorizada pelas empresas, na questão de preços, (ração, medicamentos e produtos em geral para o produtor rural), pois a agricultura é a base da nossa economia”, ressaltou Belolli.

O secretário de agricultura, Vilmar Senhor destaca que a administração municipal, através da secretaria de agricultura tem trabalhado em parceria com as associações de produtores para buscarem recursos e juntos resolverem da melhor maneira os problemas existentes, com o objetivo de apoiar as iniciativas dos produtores, contribuindo para o sucesso e maior produtividade no campo, viabilizando soluções para a sustentabilidade em benefício da sociedade e do desenvolvimento econômico, social e cultural. “A união promove grandes projetos e a prova disso é o início deste curso, pois através da união dos esforços de todos os parceiros esses jovens estarão capacitados em organização, gestão e liderança das propriedades, com a certeza de estimular da sucessão familiar, garantindo a produtividade leiteira do município e promovendo crescimento pessoal dos mesmos”. Finaliza Vilmar.

Divulgações

Charlaine Kreuz