Pacientes com hipertensão e diabetes tem dia dedicado a saúde
Pacientes com hipertensão e diabetes tem dia dedicado a saúde
As doenças cardiovasculares constituem a principal causa de morbimortalidade na população brasileira.
A Hipertensão Arterial Sistêmica (HAS) e o Diabetes Mellitus (DM) representam um dos principais fatores de risco para o agravamento desse cenário, por estarem relacionados ao surgimento de outras doenças crônicas não transmissíveis, que trazem repercussões negativas para a qualidade de vida da população.
Sabe-se da necessidade de um acompanhamento diferenciado para esses usuários, conscientizando-os sobre as mudanças no estilo de vida para prevenir essas patologias e a importância na adesão aos tratamentos propostos, para que possuam uma melhor qualidade de vida e evitem o aparecimento de complicações.
Desta forma, a equipe da Secretaria de Saúde, de Bom Jesus do Oeste, realiza encontro bimestral com intuito de reunir o grupo e repassar orientações, visando oferecer melhor qualidade de vida a esses pacientes. Em maio, o encontro foi realizado no último dia 18, para hipertensos e dia 19, para os diabéticos.
Na oportunidade a equipe da Saúde explica e esclarece dúvidas dos integrantes deste grupo sobre a importância da prevenção e controle dessas doenças, bem como, o cumprimento correto dos tratamentos. Nestes encontros também é realizada a aferição da pressão arterial, a verificação da glicemia e a entrega de medicamentos.
Também foi realizada uma conversa com a profissional da Epagri, Adriane Menin falando sobre a produção e utilização dos probióticos como o Kefir e a kombucha.
Na ocasião foram distribuídos estojos para o fracionamento de medicações para que os remédios sejam tomados nos horários certos e causar o efeito desejado. Também foi distribuído pelas agentes comunitárias de saúde, mudas de citronela e receita caseira de repelente corporal para afastar insetos principalmente o mosquito da dengue.
A equipe está satisfeita com a grande adesão e interesse dos participantes ao grupo e pelos resultados sendo alcançados. Para a Secretaria de Saúde isso reflete no melhor controle dos níveis da pressão arterial e dos níveis e de glicemia nos pacientes.